Marinha Mercante: 263 vagas são anunciadas em processo seletivo

Processo seletivo Marinha Mercante foi anunciado e abre vagas para profissionais de nível médio. Confira como concorrer.

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas, divulgou o edital do certame para admissão às escolas de formação de Oficiais da Marinha Mercante (PS EFOMM/2023). O processo seletivo Marinha Mercante está ofertando 263 vagas destinadas ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e ao Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém – PA.

continua depois da publicidade

As oportunidades ofertadas são para Oficiais de Máquinas e de Náutica da Marinha Mercante, que são aquaviários. Como se trata de um processo seletivo e não um concurso público (veja a diferença aqui), aqueles que forem contratados não são considerados como militar de carreira da Marinha do Brasil.

Sobre o curso de formação

Os cursos disponíveis no processo seletivo Marinha Mercante são para Formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ) e Formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante (FONT).

Leia também

A partir de 2023 serão iniciados os cursos, que ocorrerão em regime de internato e terão um período acadêmico, com duração de seis semestres, e um período de estágio embarcado, que terá duração entre 12 e 24 meses.

continua depois da publicidade

Os cursos são gratuitos e os alunos recebem uma remuneração mensal, alimentação e alojamento, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa e uniformes.

Ao concluir o curso, o aluno é nomeado Segundo-Tenente da Reserva de 2ª Classe da Marinha e recebe um diploma de bacharel em Ciências Náuticas.

Vagas disponíveis no processo seletivo Marinha Mercante

No total são 263 vagas ofertadas na seleção, sendo 114 vagas para o CIAGA e 119 vagas para o CIABA.

Quais os requisitos para concorrer às vagas?

Além de outros requisitos estabelecidos em edital, para disputar as vagas o candidato deverá:

continua depois da publicidade
  • Possuir idade entre 17 e 23 anos em 01 de janeiro de 2023;
  • Possuir o ensino médio completo até 30 de janeiro de 2023;
  • Não ter filhos ou dependentes e nem ser casado ou ter união estável;
  • Possuir altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.

Saiba como se inscrever no processo seletivo Marinha Mercante

As inscrições serão realizadas apenas via internet, entre as 12h do dia 01 de junho e as 23h59 do dia 15 de junho de 2022. Para se inscrever, acesse o site do CIAGA.

continua depois da publicidade

Pelo link informado o candidato terá acesso ao formulário de pré-inscrição. Depois, será necessário imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 65,00.

Será possível solicitar a isenção da taxa de inscrição pelo candidato que for membro de família com renda per capita de até um salário mínimo e meio federal, desde que tenha cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista de escola particular.

Avaliação dos candidatos

Os candidatos inscritos no processo seletivo Marinha Mercante serão avaliados por meio da seguintes etapas:

  • Exame de conhecimentos, etapa de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada nas datas prováveis de 20 e 21 de agosto de 2022;
  • Seleção psicofísica, etapa de caráter eliminatório;
  • Teste de suficiência física, etapa de caráter eliminatório;
  • Período de adaptação e verificação de documentos, etapa de caráter eliminatório.

As provas para o CIAGA serão realizadas nos seguintes municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Corumbá – MS, Cuiabá – MT, Florianópolis – SC, Rio de Janeiro – RJ, Paranaguá – PR, Porto Alegre – RS, São Paulo – SP e Vitória – ES.

As provas para o CIABA serão realizadas nos seguintes municípios das regiões Norte e Nordeste: Santana – AP, Belém – PA, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Natal – RN, Parnaíba – PI, Recife – PE, Salvador – BA, Santarém – PA e São Luís – MA.

A prova de conhecimentos valerá 100 pontos e será composta por 20 questões de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Física. Também haverá uma redação, valendo 100 pontos e que deverá ser redigida com um mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas.

O teste físico será composto por uma prova de corrida e uma prova de natação. Não deixe de ler o edital para saber os detalhes dessa etapa, pois os critérios variam conforme o sexo do candidato.

Esclareça suas dúvidas

O processo seletivo Marinha Mercante será válido até o dia 30 de janeiro de 2023, data da matrícula no primeiro ano escolar do curso.

Todas as informações sobre o processo seletivo Marinha Mercante podem ser conferidas em seu edital, publicado no site do CIAGA. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para ciaga.efomm@marinha.mil.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
RioSaúde 26
SAAE de Barra Mansa Várias
Ministério da Saúde 300
ESA 1.100
TJ RJ Várias
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade