A importância de conhecer o perfil da banca organizadora em concursos públicos é enorme. O problema é que muitos candidatos acabam negligenciando esse detalhe. Se você está estudando com o máximo de empenho para as provas e quer entrar para a carreira pública ainda em 2023, recomendamos reservar um tempo em seu cronograma para ficar a par das particularidades da empresa responsável pela organização de todas as etapas de um certame, incluindo a divulgação dos resultados.
Elaboramos esta matéria que vai te mostrar a importância de conhecer o perfil da banca organizadora de concursos públicos. Continue conosco até o fim da leitura e descubra por que estar a par dela pode aumentar as suas chances de aprovação em um disputado certame. Confira.
Qual é a importância de conhecer o perfil da banca organizadora?
O concurseiro vai estar a par dos temas mais cobrados
A importância de conhecer o perfil da banca organizadora é gigantesca, para quem almeja passar em um concurso público. O candidato que conhece as particularidades dela estará ciente, com bastante antecedência, dos assuntos que podem ser mais cobrados nas provas.
Dependendo da banca, determinadas disciplinas costumam ser mais cobradas do que outras. E uma maneira do concurseiro descobrir isso é analisando as provas de certames anteriores dela. Dessa forma, é possível ter uma noção mais abrangente sobre o que estudar mais, para que as chances de aprovação aumentem.
Permite o candidato saber como as questões são estruturadas
Como cada banca de concursos públicos tem a sua própria metodologia, é necessário conhecer as particularidades daquela que está organizando o certame que você vai tentar, para evitar surpresas no grande dia. Afinal de contas, tudo aquilo que possa aumentar as suas chances de aprovação é sempre bem-vindo.
Quando o concurseiro sabe da importância de conhecer o perfil da banca organizadora, ele também fica ciente de como as questões das provas são estruturadas. Sendo assim, quando chegar o dia do concurso, ele já sabe o que pode estar vindo pela frente, já que escolheu uma metodologia de aprendizagem eficaz durante a fase de preparação.
Uma alternativa viável é se atentar para os simulados e até para as provas de concursos anteriores da banca examinadora. Analise com bastante calma a estrutura das questões e veja se existem muitas “pegadinhas”. Enumere os principais pontos que devem ser considerados.
É possível saber o quanto a banca aprofunda no conteúdo programático
A importância de conhecer o perfil da banca organizadora é grande e pode aumentar as chances de aprovação do concurseiro. A maneira de aplicar o conteúdo programático pode variar muito de acordo com a empresa escolhida para organizar um determinado certame. Por isso, é sempre recomendado ficar atento a esse detalhe.
Existem bancas que cobram uma grande quantidade de assuntos, porém, de forma mais superficial. Já outras costumam se aprofundar bastante no conteúdo programático, mesmo que sejam de poucas disciplinas. Isso é muito relativo, por isso, é indicado conhecer o estilo da banca examinadora.
Dependendo da empresa organizadora, será necessário estudar todo o conteúdo exigido pelo edital, mas sem se aprofundar demais. Já em outras situações, o concurseiro vai precisar se dedicar mais a determinados assuntos que estão mais propensos a cair nas provas, entende?
Importância de conhecer o perfil da banca organizadora: O concurseiro fica menos ansioso
Quando o concurseiro conhece o perfil da banca examinadora do certame que está prestando, ele pode ficar menos ansioso, já que estará por dentro do tipo de prova que o aguarda. E quando isso acontece, ele não deixa a ansiedade tomar conta da sua mente.
Pense da seguinte forma: o dia das provas de um concurso público costuma ser bem estressante para os candidatos, certo? Então, nada mais sensato do que estar a par das peculiaridades da banca organizadora. Começar a fazer as provas sem a mínima noção do nível de dificuldade das questões ou dos conteúdos que costumam ser mais cobrados, pode aumentar o seu nível de ansiedade, o que te induz a erros que poderiam ser evitados.
Conhecer o material para estudar mais e a divisão da pontuação
A importância de conhecer o perfil da banca organizadora é enorme para aquele concurseiro que sonha com a carreira pública. Quando o candidato está a par da empresa que está promovendo o certame, ele também fica por dentro do material para estudar mais. Dessa maneira, as suas chances de aprovação podem ser maiores.
Além disso, também dá para saber como a banca examinadora faz a divisão da pontuação nas provas. Determinados assuntos são mais bem pontuados do que outros, o que induz o concurseiro a estudar mais as disciplinas que podem fazê-lo acumular uma maior quantidade de pontos. Por isso, não deixe de se atentar para o perfil da banca organizadora de concursos, fechado?