No Distrito Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) já está com inscrições em andamento para o processo seletivo Aeronáutica, que oferta 18 vagas temporárias destinadas a músicos voluntários/sargentos da reserva. As contratações serão realizadas em 2023, conforme edital QSCon Músico 2023.
Com lotação em Brasília, as vagas estão distribuídas entre onze instrumentos – oboé, clarinete, fagote, trompete, percussão de teclados, piano, harpa, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico –, além de cantora soprano e cantor tenor.
Processo seletivo Aeronáutica: inscrições abertas
O site institucional recebe inscrições até 24 de novembro de 2022, sem cobrança de taxa de participação. Cada músico poderá se candidatar a apenas uma especialidade, por meio do cadastro de senha e preenchimento da ficha solicitada.
“Ao término do período de inscrição, será publicada uma relação geral, em ordem alfabética, por subespecialidade, dos voluntários inscritos via internet. As pontuações informadas pelos voluntários na inscrição não são definitivas, já que foram geradas com base apenas nas informações cadastradas pelos voluntários”, explica o edital.
Edital Aeronáutica para músicos: vagas e requisitos
Além do ensino médio completo, é necessário não ter completado 41 anos até a data de incorporação/convocação. Para ex-militar ou militar da ativa, são exigidos também outros pré-requisitos específicos, a exemplo de não ter completado 72 meses de efetivo serviço, ter classificação de “bom comportamento” e não ser praça estabilizada.
Instrumentos – especialidades
- Oboé;
- Clarinete;
- Fagote;
- Trompete;
- Percussão de Teclados;
- Piano;
- Harpa;
- Violino;
- Viola;
- Violoncelo;
- Contrabaixo Acústico;
- Cantora Soprano;
- Cantor Tenor.
Quais as etapas do processo seletivo FAB – Aeronáutica?
Candidatos habilitados na triagem inicial de inscrições serão convocados para a entrega presencial de documentos, de acordo com a lista detalhada no item 5 do edital. Confira a seguir as etapas seletivas posteriores:
- Avaliação curricular – segundo pontuação listada no anexo G1/página 42;
- Avaliação prática – conteúdo programático do anexo E/página 38;
- Concentração inicial;
- Inspeção de saúde e avaliação psicológica;
- Teste de avaliação do condicionamento físico;
- Concentração final;
- Habilitação à incorporação.
Estágio de adaptação para praças
Candidatos aprovados em todas as etapas serão convocados para integrar o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon) e o Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.
Ao serem incorporados, os músicos passarão pelo chamado estágio de adaptação para praças, com duração prevista de um ano.
“O terceiro-sargento que, porventura, não venha a obter grau mínimo de aproveitamento no EAP/EIP será licenciado do serviço ativo por conveniência”, pontua o edital.
Saiba mais
O documento indica que poderá ser realizada a convocação de integrantes do cadastro reserva de candidatos, a critério do órgão. O prazo de validade do certame expira na mesma data da incorporação (convocação dos aprovados para realização do estágio).
Outras informações sobre o processo seletivo Aeronáutica podem ser acessadas no edital destinado a músicos ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente pelos canais: servicotemporario.dirap@fab.mil.br, (61) 3364-8103 e (61) 3365-1642.