Administrado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o recente concurso USP (Universidade de São Paulo), para servidores públicos técnico-administrativos, está acontecendo. Regido pelo edital nº 09/2023, o novo certame busca repor seu quadro de Analistas para Assuntos Administrativos.
São 119 vagas vinculadas ao regime da CLT, das quais 89 são de ampla concorrência, seis são reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e 24 para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI). Os efetivados cumprem jornada de 40 horas semanais e, em troca, recebem salário inicial de R$ 10.231,05.
Vale ressaltar que esse valor salarial se refere ao mês de junho de 2023. Ou seja, dependendo da data em que o aprovado for contratado, o valor pode ser diferente, a maior.
Vagas e exigências do concurso USP
As 119 oportunidades na função de Analista para Assuntos Administrativos foram distribuídas para as unidades universitárias de:
- Bauru (duas vagas);
- Lorena (duas vagas);
- Piracicaba (sete vagas);
- Pirassununga (duas vagas);
- Ribeirão Preto (11 vagas);
- São Carlos (16 vagas); e
- São Paulo (79 vagas).
Entre os requisitos necessários para poder concorrer, os principais são:
- Idade mínima de 18 anos e ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Possuir graduação completa, podendo ser em qualquer área do conhecimento;
- Ter conhecimento em informática;
- Estar em gozo de boa saúde física e mental;
- Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público.
Como se inscrever no concurso USP
Tem o perfil compatível com as demandas da USP? Então se inscreva até às 12h do dia 27 de julho de 2023, no portal eletrônico da Fuvest. Antes de preencher o formulário, leia o edital e, se tiver dúvidas, contate a Fundação pelo canal oficial de contato.
A taxa permanece a mesma do concurso público anterior, para o mesmo cargo: é de R$ 159,00. Lembre-se de checar no edital se tem direito a pedir isenção desse pagamento.
Fases do concurso USP
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas provavelmente no dia 13 de agosto de 2023, das 13h às 18h. As cidades de aplicação serão Bauru, Campinas, Jundiaí, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.
Serão cobradas, na prova objetiva, 70 questões de múltipla escolha divididas entre as disciplinas de:
- Conhecimentos jurídicos e normativas da USP;
- Conhecimentos específicos em gestão;
- Conhecimentos em linguagens;
- Conhecimentos em matemática; e
- Conhecimentos gerais e atualidades.
Já a prova discursiva compreenderá na elaboração de uma dissertação sobre uma situação-problema proposta pela banca da Fuvest.
Ambas as provas terão duração de cinco horas, lembrando que o gabarito oficial da parte objetiva será publicado no dia seguinte ao da aplicação.