Concurso SEDUC TO: editais retificados; 5.164 vagas

Concurso SEDUC TO (Secretaria da Educação do Estado do Tocantins) abre diversas oportunidades. Confira todos os cargos disponíveis.

Dois editais referentes ao concurso SEDUC TO estão com inscrições prorrogadas e ofertam 5.164 vagas mais cadastro reserva, sendo um deles para Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional (edital nº 01/2023) e outro para Professor Regente na Educação Indígena (edital nº 02/2023).

continua depois da publicidade

A Fundação Getúlio Vargas é a banca responsável pela execução do certame realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Tocantins. O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data de homologação do seu resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Vagas disponíveis no concurso SEDUC TO

O edital nº 01/2023 está ofertando 5.021 vagas para Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional. Já o edital nº 02/2023 abre 143 vagas, todas elas para Professor Regente na Educação Indígena.

A remuneração inicial para todos os profissionais que forem contratados é de R$ 4.826,20 para 180 horas mensais. Essa jornada de trabalho poderá ser menor, com remuneração proporcional à carga horária.

continua depois da publicidade

Requisitos para concorrer às vagas

Os requisitos exigidos para concorrer aos cargos disponíveis no concurso SEDUC TO são os seguintes:

  • Coordenador Pedagógico: licenciatura em Pedagogia;
  • Orientador Educacional: licenciatura em Pedagogia com habilitação ou pós-graduação em Orientação Educacional;
  • Professor Regente: licenciatura ou bacharelado mais formação pedagógica para docência em sua área de atuação.

Consulte os respectivos editais para conferir todas as áreas de atuação para Professor Regente, bem como os municípios de lotação.

Como realizar a inscrição?

As inscrições prorrogadas serão realizadas até as 16h do dia 10 de abril de 2023, somente via internet, pelo site da FGV.

continua depois da publicidade

O valor de taxa de inscrição para o edital nº 01/2023 é de R$ 150,00. Para o edital nº 02/2023, não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Concurso SEDUC TO, concurso seduc to 2023, seduc to, prova concurso seduc to, banca concurso seduc to, concursos to

Isenção da taxa de inscrição no concurso SEDUC TO. Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

No caso do edital nº 01/2023, será possível solicitar a isenção do valor nos seguintes casos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente; ou
  • Ser eleitor convocado e nomeado para prestar serviço eleitoral, conforme previsto na Lei Estadual nº 4.000 de 30 de agosto de 2022.

Concurso SEDUC TO: etapas de avaliação

Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:

continua depois da publicidade
  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
  • Perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter eliminatório.

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 11 de junho de 2023, das 08h às 13h, nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.

A prova objetiva terá 60 questões, cada uma delas valendo 1 ponto, totalizando assim, 60 pontos possíveis. Serão 20 questões de Conhecimentos Básicos e 40 questões de Conhecimentos Específicos, assim distribuídas:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa (6), Metodologia de Ensino e Legislação Educacional (8), História e Geografia do Tocantins (3) e Matemática (3);
  • Conhecimentos Específicos: Conhecimentos Específicos do cargo (40).

Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato deverá acertar pelo menos 30 questões em toda a prova e pelo menos 20 questões de Conhecimentos Específicos.

A prova discursiva valerá 30 pontos e será composta por uma redação do gênero dissertativo-argumentativo, que deverá ter entre 20 e 30 linhas. A nota mínima para aprovação nessa prova é de 15 pontos.

Os candidatos inscritos no concurso SEDUC TO poderão obter ainda até 4 pontos na prova de títulos, que irá avaliar os cursos de doutorado, mestrado e pós-graduação lato sensu. Será possível apresentar até dois títulos de pós-graduação lato sensu e até um título em cada uma das demais categorias.

Critérios de desempate

E se houver empate na pontuação obtida por candidatos? Nesse caso, o edital estipula os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

  1. Possuir idade igual ou superior a 60 anos, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos;
  3. Maior nota na prova dissertativa;
  4. Maior nota na prova objetiva;
  5. Tiver sido jurado, nos termos da Lei Federal nº 11.689/08;
  6. Possuir a maior idade.

Saiba mais

Demais informações poderão ser obtidas nos editais do concurso SEDUC TO, publicado no site da FGV. Caso tenha ficado com a alguma dúvida, entre em contato com a banca organizadora pelo e-mail concursosecad.to@fgv.br ou pelo telefone 0800 2834628.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade