A Prefeitura de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, anunciou reabertura do prazo de inscrição ao edital nº 057/2023, que tem a pretensão concreta de preencher uma vaga para cargo de nível superior. Além dessa oportunidade de provimento imediato, o concurso Prefeitura de Porto Alegre tem previsão de formar cadastro reserva.
A organização de todo este novo concurso público está sob os cuidados, desta vez, da Fundação La Salle, diferentemente do outro concurso em andamento na cidade, que está sob a direção da Fundatec.
Cargo do concurso Prefeitura de Porto Alegre
O único cargo em disputa no edital 057/2023 é o de Engenheiro de Segurança do Trabalho, que atuará na Administração Direta. Os requisitos necessários são: graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho ou outra Engenharia, desde que tenha curso de especialização em Segurança do Trabalho.
Como é burocraticamente comum, o certame também exige o registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul. O vencimento básico inicial do cargo é de R$ 2.484,80, havendo ainda o acréscimo de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.
Caso ocorra convocação para atuar no regime de 40 horas semanais, o profissional receberá outros acréscimos. Todos os detalhes estão disponíveis no edital completo.
Como se inscrever no concurso Prefeitura de Porto Alegre?
As inscrições estão reabertas no período do dia 14 de agosto até as 17h do dia 5 de setembro de 2023, podendo ser admitidas via endereço eletrônico da Fundação La Salle ou no computador disponibilizado na sede da Fundação, Avenida Getúlio Vargas, 5558, sala 105, Centro de Canoas.
Para concretizar a participação, o primeiro passo é ler completamente o edital. Depois, deve preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa correspondente, que é de R$ 168,00.
Classificação no concurso Porto Alegre
A seleção será por meio da aplicação de prova teórico-objetiva, com 60 questões estilo ABCDE, sobre as matérias de Língua Portuguesa (10), Legislação (10) e Conhecimentos Específicos (40). Segundo retificação, essa avaliação escrita está reagendada para a data provável de 15 de outubro de 2023.
Os critérios de desempate, caso seja mesmo necessário aplicá-los, serão os seguintes:
- Maior idade, segundo o Estatuto do Idoso;
- Maior nota na disciplina de Conhecimentos Específicos;
- Maior nota na disciplina de Língua Portuguesa;
- Maior nota na disciplina de Legislação;
- Participação em tribunais de júri; e
- Sorteio.
Os interessados em obter informações adicionais ou tirar dúvidas devem acessar a área de canais de contato da Fundação La Salle.