Concurso Polícia Penal SP: edital é autorizado; 1.100 vagas

Concurso Polícia Penal SP deve preencher 1.100 vagas na carreira de Policial Penal (antigo cargo de Agente de Segurança Penitenciária).

Foi autorizada a realização do novo concurso Polícia Penal SP, que terá a oferta de 1.100 vagas! O cargo em oferta será o de Policial Penal, que, até pouco tempo, era mais conhecido como Agente de Segurança Penitenciária de Classe I. A publicação oficial foi lançada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em sua edição do dia 5 de novembro de 2022.

Leia também

De acordo com o despacho, o provimento se dará a partir do “segundo semestre do exercício de 2023, mediante a abertura de concurso público, desde que observadas as vedações previstas na LF 9.504-97 (Lei Eleitoral) e na Lei Complementar Federal 101-2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal)”.

Uma resolução publicada no DOE-SP do dia 9 do mesmo mês de novembro constituiu a comissão do concurso, cuja finalidade será a de “orientar e acompanhar o planejamento, a organização e a execução de todas as etapas”.

Concurso Polícia Penal SP: requisitos do cargo

Se o próximo edital se mantiver basicamente como o último, de 2017, o cargo prosseguirá sendo voltado para candidatos do sexo masculino e irá requerer a idade mínima de 18 anos completos e ensino médio completo ou equivalente. Alguns dos outros pré-requisitos para poder disputar as vagas são:

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou até mesmo de nacionalidade portuguesa;
  • Estar quite com a Justiça Eleitoral e não registrar antecedentes criminais; e
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar.

Provas do concurso Polícia Penal SP

A prova objetiva do último concurso Polícia Penal de São Paulo teve 50 questões sobre as áreas de Língua Portuguesa (25), Matemática (15) e Conhecimentos Gerais (10), com valoração de zero a 100 pontos. O mínimo para ser considerado aprovado foi a obtenção de 50% de aproveitamento.

Essa avaliação escrita aconteceu nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

As etapas seguintes foram:

  • Prova de condicionamento físico, para a qual se previa a convocação de 12 mil candidatos;
  • Prova de aptidão psicológica, para a qual foram convocados os candidatos considerados aptos na prova de condicionamento físico;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada e investigação social.

Nas ocorrências de empate na classificação, a banca organizadora (MS Concursos) utilizou sequencialmente os critérios de:

  • Idade igual ou superior a 60 anos – Estatuto do Idoso;
  • Maior pontuação em Língua Portuguesa;
  • Maior pontuação em Matemática;
  • Maior idade;
  • Exercício da função de jurado.

Último concurso Polícia Penal SP: vagas, inscrições e vencimento

No concurso público de 2017, ofertou-se, ao todo, 934 vagas no cargo de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I (sexo masculino). A jornada de trabalho desses profissionais é de 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso, mas o edital previa convocações, sempre que necessárias ao serviço.

Desse total, 887 vagas foram para a ampla concorrência e 47 para candidatos com deficiência. O valor da taxa de inscrição, segundo o edital CCP nº 058/2017, foi de apenas R$ 65,00 e toda a organização do evento ficou por conta da empresa MS Concursos.

Os vencimentos disponíveis, inicialmente, para aquela época correspondiam a R$ 2.695,88, valor esse composto pelo montante básico para a Classe I e acrescido da chamada “gratificação pela sujeição ao Regime Especial de Trabalho Policial”. Saiba mais acessando a documentação do concurso no site da MS.

Leia também

você pode gostar também

Aeronáutica CFT 2023: novo edital é publicado pela FAB

Processo seletivo Aeronáutica CFT (Curso de Formação de Taifeiros) abre vagas voluntárias para nível médio completo. Provas em março.

Concurso Câmara de São Manuel – SP: edital e inscrições

Concurso Câmara de São Manuel, em São Paulo, oferta oportunidades de níveis médio e superior. Instituto Nosso Rumo é a banca organizadora.

Concurso Marinha CPAEM 2023: edital publicado; 671 vagas imediatas

Concurso Marinha abre vagas remuneradas (nível médio) nas escolas de aprendizes. Inscrições a partir de janeiro. Provas em abril.

Prefeitura de Cruzeiro – SP lança edital simplificado

Processo seletivo Prefeitura de Cruzeiro abre vagas para níveis médio, técnico e superior. Provas em janeiro.

Prefeitura de São José do Rio Preto – SP divulga edital de seletivo

Processo seletivo São José do Rio Preto, estado de São Paulo, abre vagas para atuação nos setores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Veja detalhes.

Prefeitura de Presidente Venceslau – SP lança edital de processo seletivo

Processo seletivo Prefeitura de Presidente Venceslau, no estado de São Paulo, abre oportunidades na área da educação.