Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, edição de 22 de setembro de 2022, o extrato do contrato com a instituição organizadora do próximo concurso PM BA (Polícia Militar do Estado da Bahia). O documento oficial informa que a Fundação contratada receberá R$ 5,2 milhões pelos serviços prestados.
Consultando o andamento do processo SEI BA vinculado à tramitação de contratação da banca, é possível comprovar que a responsável pelo certame será a Fundação Carlos Chagas, a mesma que vem organizando o concurso SEC BA. Além do concurso público para o Curso de Formação de Soldados, a Carlos Chagas do certame para ingresso no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar.
Situação atual do concurso PM BA
O concurso PM BA foi confirmado há algum tempo pelo governador Rui Costa, que autorizou a abertura de 2.000 vagas na carreira de Soldado. Com banca executora contratada, a expectativa é de que o edital seja publicado ainda no decorrer de setembro de 2022.
Costa declarou no dia 14 de setembro, durante entrevista para a rádio Zabelê FM de Remanso, que as inscrições devem começar no dia 28 de setembro de 2022. Em outro pronunciamento, o governador havia assegurado que, além do novo concurso PM BA, está tudo certo para que, até o final de 2022, 1.700 Policiais aprovados no último concurso iniciem o Curso de Formação.
Os futuros policiais militares deverão ser distribuídos por regiões de classificação, que são: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Alagoinhas. Com isso, poderão ser lotados nos diversos municípios que compõem essas regiões administrativas.
Quem pode participar do concurso PM BA
Os requisitos mínimos para concorrer ao cargo de Soldado da PM BA não devem ser modificados no próximo edital. Assim, é necessário cumprir as seguintes condições básicas:
- Idade entre 18 e 30 anos;
- Ensino médio (ou formação técnica profissionalizante de nível médio);
- Habilitação para dirigir, categoria “B”; e
- Altura mínima de 1,60 m (candidatos do gênero masculino) e de 1,55 m (candidatas do gênero feminino).
Além disso, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, aptidão física e mental para desempenho das atribuições, estar em dias com as obrigações militares e eleitorais, ter idoneidade moral, entre outros requisitos.
Concurso PM BA: remuneração inicial
Em princípio, o candidato aprovado ingressará na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, o que lhe concederá o direito ao recebimento mensal de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o aluno atinge o posto de Soldado PMBA/CBMBA propriamente dito. Nessa condição inicial da carreira a remuneração é ampliada.
Por exemplo, no concurso público anterior a remuneração para Soldado foi de R$ 3.410,68, valor esse que é a soma do soldo à GAP. A jornada será de 40 horas semanais de serviço, em regime de dedicação exclusiva.
Provas do concurso PM BA
O concurso para Soldados da PM BA, se seguir a estrutura anterior adotada pelo IBFC, terá duas etapas básicas: provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos e prova discursiva – uma redação. Os conteúdos cobrados na prova objetiva poderão ser das mesmas matérias dos editais anteriores:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio lógico;
- História do Brasil;
- Geografia do Brasil;
- Atualidades;
- Informática;
- Direito Constitucional;
- Direitos Humanos;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal;
- Igualdade Racial e de Gênero;
- Direito Penal Militar.
Cidades de prova e critérios de desempate
As provas (objetiva e discursiva) poderão ser aplicadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, conforme a opção do candidato.
Na avaliação objetiva é possível que contenha 80 questões de múltipla escolha em sua composição, com pontuação que poderá variar de zero a 100 pontos. Para ser considerado habilitado, o candidato precisará atingir nota igual ou superior a 60.
Os desempates na classificação final do concurso foram resolvidos pela adoção dos critérios de:
- Maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;
- Maior pontuação na disciplina da Língua Portuguesa;
- Maior pontuação na prova discursiva;
- Mais idade, levando em consideração dia, mês e ano; e
- Exercício efetivo da função de jurado.
Concurso PM BA: atribuições do Soldado
- Execução do policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades;
- Policiamento ostensivo de segurança, de trânsito urbano e rodoviário, de proteção ambiental, guarda de presídios e instalações vitais, além do relacionado com a prevenção criminal, justiça restaurativa, proteção e promoção aos direitos humanos, preservação e restauração da ordem pública;
- Atuação de maneira preventiva para dissuasão em locais ou áreas específicas e de maneira repressiva, em caso de perturbação da ordem;
- Execução de atividades de inteligência, de forma integrada com o Sistema de Inteligência, e de participação em pesquisa, estatística e análise criminal;
- Garantia do exercício do poder de polícia aos órgãos públicos.
Último concurso PM BA
A Polícia Militar da Bahia, contando com o apoio da organizadora IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), abriu seu último edital no ano de 2019, contemplando 1.000 vagas no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas no Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).
Anteriormente a essas 1.250 oportunidades, mais precisamente no ano de 2017, outro edital foi liberado, também sob os cuidados IBFC, quando foram oferecidas 2.750 vagas.
A distribuição foi a seguinte: 1.819 vagas foram destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas, 672 foram destinadas para homens e 78 para mulheres.
O prazo de validade do concurso PM BA não costuma ser maior do que um ano, inicialmente, tempo este que é contado após sua homologação. Porém, antes de esgotados esses primeiros 12 meses, geralmente é prorrogado por mais um ano.