Atenção, concurseiros, pois tem atualização no concurso MPU (Ministério Público da União). Uma Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União, edição desta terça-feira (27/06), com a nomeação de comissão para dar seguimento com a realização do certame. De acordo com o documento, as vagas serão destinadas aos cargos de Técnico e Analista.
Este será o 11º concurso público para provimento de cargos públicos junto ao Ministério Público da União, e a comissão nomeada será responsável pela organização e coordenação do processo de seleção.
Concurso MPU: situação atual
Ao todo, foram nomeadas 14 pessoas que serão responsáveis por auxiliar na condução do concurso público federal do Ministério Público da União.
Os membros que compõe a comissão serão encarregados de acompanhar o desenvolvimento do novo certame, com a escolha da banca organizadora, e posteriormente a publicação do edital.
A quantidade de vagas e os salários, no entanto, ainda não foram divulgados e isso deverá ser feito apenas com a publicação do edital de abertura. Vale lembrar, no entanto, que a LOA Federal para o ano de 2023, publicada em janeiro, indicava a abertura de 192 vagas para provimento e 48 para criação junto ao Ministério Público da União.
Apesar de não haver publicação oficial de quais cargos pretendem ser preenchidos, atualmente aqueles vagos nas diversas unidades que integram o MPU, são:
- Analista do MPU: áreas como Engenharia Civil, Biblioteconomia, Suporte e Infraestrutura, Direito, Desenvolvimento de Sistemas e Antropologia;
- Técnico do MPU: áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Segurança, Administração, Institucional e Transporte.
Concurso MPU: último edital
O último concurso do Ministério Público da União foi realizado no ano de 2018 e ofereceu no total 47 vagas, 37 delas destinadas à ampla concorrência, três para pessoas com deficiência e outras sete para candidatos negros. Além disso, também houve formação de cadastro reserva.
As remunerações foram variáveis de R$ 6.862,72 (Técnico) e R$ 11.259,81 (Analista) para desenvolver as atividades em jornadas de 40 horas semanais. Além disso, as vagas foram distribuídas pelo Distrito Federal e nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre e Minas Gerais.
Por sua vez, os candidatos passaram por provas objetivas e, para o cargo de Analista, houve ainda a etapa de avaliação discursiva, composta por uma redação sobre Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, que faziam parte do conteúdo dos Conhecimentos Básicos.
As etapas avaliativas e os demais procedimentos relacionados ao concurso público do Ministério Público da União foram realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.
Concurso MPU: PL pretendia modificar grau de escolaridade de cargo
Aprovado no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), o PL 2969/2022, que visava, dentre outras coisas, modificar a escolaridade do cargo de técnico para nível superior, teve veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No dia 26 de maio, a exigência de nível superior para técnicos aprovados no concurso MPU foi vetada. Além disso, a norma transformou os cargos vagos de Analista do Ministério Público da União nas seguintes oportunidades:
- Procurador da Justiça Militar: 4 cargos;
- Promotor da Justiça Militar: 2 cargos;
- Cargos de Comissão, no âmbito do Ministério Público Militar: 17 vagas.