Estudar é algo que demanda muita energia e força de vontade. A concentração é tida como um dos principais fatores para que estudantes não consigam entender algum tipo de conhecimento. Por isso, veja 8 dicas para manter o foco.
Esteja confortável
Estar confortável tem um peso enorme na concentração. Lugares quentes ou frios, escuros e que não oferecem um espaço adequado ao estudo tornam a obtenção do foco quase que impossível.
Sendo assim, verifique se a iluminação do ambiente está adequada e se a temperatura está muito baixa ou muito alta. Também procure estar em uma cadeira confortável e em uma mesa com espaço suficiente para estudar.
Faça uma coisa de cada vez
Tentar ser multitarefa pode até resolver alguns problemas do cotidiano. Mas, nos estudos a situação é diferente. Quando se tenta fazer muita coisa ao mesmo tempo, a tendência é que o aproveitamento do tempo estudado seja baixo.
Então, foque em uma atividade por vez. Faça um cronograma do que deve ser estudado e evite misturar disciplinas na mesma sessão de estudos.
Escreva à mão
Pode parecer bobagem, mas escrever à mão realmente ajuda a manter o foco. O ato da escrita requer concentração da pessoa, pois é necessário prestar atenção nas letras que estão sendo passadas para o papel e o formato.
Escrever pelo computador ou celular não é uma boa ideia. Além de exigir menos concentração, esses aparelhos costumam ter notificações de redes sociais ou outros programas que desviam a atenção de quem está tentando aprender algo novo.
Evite distrações
Atualmente, o celular é muito utilizado no cotidiano. Só que as notificações cortam a concentração e fazem o foco ir embora. Além dos celulares, locais como muito barulho (pessoas, televisão, obras, trânsito) também são impraticáveis.
Procure por ambientes calmos, sem aparelhos que emitem sons muito altos. Se não tiver um local na casa que seja silencioso, bibliotecas e escritórios costumam ser ideais para estudo.
Faça mapas mentais
Os mapas mentais podem ajudar a manter o foco. Por ser composto por diagramas ou fluxos de informações feitos para simplificar algum conhecimento, esse tipo de organização torna o aprendizado e as revisões mais interessantes.
Administre o tempo
Para passar em um concurso ou fazer um bom vestibular é importante que a pessoa dedique seu tempo para os estudos. Entretanto, estudar demais também pode ser prejudicial.
Sendo assim, procure administrar o tempo de forma eficaz, dando pausas para descanso. Os intervalos devem ser curtos para que o ritmo seja mantido. Muitos concurseiros fazem o ciclo de 25 minutos estudando e cinco descansando.
Mantenha o sono em dia
Passar muito tempo estudando é cansativo. O cérebro precisa de muita energia para poder assimilar o que está acontecendo e reter o conhecimento. Por isso, quando alguém está com sono fica difícil estudar, pois o foco vai acabando e a vontade de dormir aumentando. Portanto, mantenha uma boa rotina de sono, de acordo com as exigências do seu corpo.
Se alimente bem
A alimentação também é fundamental para a manutenção do foco. A dieta da pessoa deve ser rica em vitaminas, fibras e demais nutrientes. Ao mesmo tempo, deve fornecer energia ara que o estudante não fique cansado em um curto período.
A hidratação não pode ser esquecida. A falta de água pode causar dor de cabeça, ressecamento dos olhos e outros problemas. Portanto, sempre se alimente bem e beba água.