Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas para ser contratado

O mercado de trabalho pode ser extremamente competitivo e cruel com os profissionais que estão buscando uma oportunidade de crescimento. Porém, existem 5 dicas que podem te ajudar a ser contratado, mesmo que o processo seletivo pareça desafiador.

Aprender como se destacar no mercado de trabalho é fundamental para quem procura uma oportunidade de crescimento dentro da profissão que escolheu seguir. Entretanto, a competitividade, os mecanismos de indicação, exigências do meio e realidade do setor podem dificultar esse processo. Felizmente, existem 5 dicas que podem te ajudar a ser contratado.

continua depois da publicidade

No geral, são atitudes que partem da sua organização e da maneira de lidar com os processos seletivos, desde a etapa do preenchimento das candidaturas até as entrevistas. Porém, acabam potencializando as habilidades e desenvolvendo os conhecimentos necessários para ocupar certos cargos. Saiba mais a seguir:

5 dicas para se destacar no mercado de trabalho e ser contratado

1) Tenha os seus objetivos bem definidos

Leia também

Entender o que você procura dentro da sua carreira é fundamental para selecionar o melhor curso de ação. Desse modo, procure conhecer mais a fundo o mercado, quais são as possibilidades de carreira e áreas de atuação, como cada cargo se relaciona com a indústria, os impactos, pontos positivos e negativos.

Depois de mapear essa realidade, o profissional consegue encontrar aquilo que mas interessa enquanto opção de carreira. Posteriormente, a pesquisa de vagas, formações e eventos fica mais fácil, em especial quando se tem noção do seu perfil e de onde quer chegar.

continua depois da publicidade

Com essas informações em mãos, é possível identificar as empresas de destaque, as oportunidades principais, os cargos em ascensão e onde existem mais chances de crescimento. Em alguns casos, é possível fugir da alta competitividade e se destacar como um candidato que entende o mercado.

2) Mantenha as informações profissionais atualizadas

É fundamental que você tenha o seu currículo, certificados e documentos pessoais organizados, pois as oportunidades estão surgindo todos os dias. Mais especificamente, conhecer o seu objetivo te ajuda a selecionar aquilo que é mais impactante nas suas experiências, ou então buscar algo que te ajuda a alavancar a sua candidatura.

continua depois da publicidade

Seja um curso de aprofundamento ou um trabalho voluntário, os candidatos que possuem iniciativa de buscar mais informações ou aperfeiçoamento conseguem se destacar mais. Além disso, possuir contato com o mercado ajuda a lapidar o seu objetivo e ter ainda mais material para apresentar nos processos seletivos.

No currículo, não se esqueça de adicionar as suas últimas experiências profissionais, cursos livres, formações acadêmicas, habilidades e competências. Lembre-se que, muitas vezes, esse documento é o primeiro contato da empresa com você, então organize estrategicamente.

3) Prepare-se para a entrevista

Mais do que conhecer sobre a própria experiência profissional, entender o seu objetivo e conhecer o mercado, deve-se estudar sobre a empresa para chegar na entrevista com informações suficientes. Portanto, conhecer o tipo de negócio, estudar os aspectos institucionais de missão, visão e valores ou conhecer a cartela de clientes é um diferencial valioso para os empregadores.

continua depois da publicidade

A preparação para a entrevista também inclui questões mais técnicas, como o visual que será utilizado no momento de se apresentar, pois a primeira impressão é a que fica. O profissional deve ainda considerar a rota e o horário de sair para a reunião para evitar atrasos.

4) Atenda a cada etapa do processo seletivo

Existem processos seletivos que são extremamente minuciosos, enquanto outros são mais tranquilos. Em todos os casos, os candidatos devem manter a calma para atender às demandas da melhor forma possível. Ou seja, se existem formulários para serem preenchidos, pesquisas, testes de raciocínio ou provas técnicas, dedique-se a cada uma com atenção.

Ainda que os processos de seleção sejam estressantes, são os detalhes que fazem diferença. Dessa maneira, o profissional evita os erros que causam desclassificação e consegue passar por cada etapa com a segurança de ter feito o melhor.

5) Seja você mesmo

Ao invés de atuar como um personagem, tentando encarnar o funcionário perfeito nas entrevistas e etapas do processo seletivo, seja autêntico e verdadeiro. Quando houver oportunidades de diálogo, mostre a sua personalidade, o que você oferece de diferencial como profissional e como se relaciona com as outras pessoas.

Como consequência, poderá criar uma boa impressão e evitar quebras de expectativas posteriormente. Na posição de candidato, você tem direito de tirar dúvidas ou perguntar mais sobre a empresa, e essa curiosidade pode mostrar o interesse na equipe.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade