Apesar de ser uma resposta natural do organismo, a ansiedade pode prejudicar os estudos. Por isso, saber identificar essa sensação ajuda a melhorar a concentração e o desempenho. Sendo assim, confira como lidar com a ansiedade nos estudos.
Para destrinchar sobre o assunto, o Concursos no Brasil conversou com a Psicóloga Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira. A profissional atua no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada.
O que é ansiedade
Segundo a Ketlin, a ansiedade é algo natural, fazendo parte do ser humano. Nela, estímulos ambientais podem ser percebidos como ameaçadores. Portanto, trata-se de uma antecipação do perigo, gerando apreensão.
Todavia, em excesso, pode prejudicar a pessoa. “Quando a ansiedade começa a se manifestar em frequência, intensidade e duração excessivas ela pode acarretar prejuízos para o indivíduo nas mais variadas esferas da sua vida. Em estudantes para concursos públicos a ansiedade elevada pode levar a diminuição da concentração, inquietação, insônia, insegurança, estado de tensão“.
Como lidar com a ansiedade nos estudos
De acordo com a Psicóloga, é importante “identificar os pensamentos relacionados aos momentos de ansiedade, buscando construir linhas de pensamentos alternativas e mais funcionais e objetivas”.
Dessa maneira, criar metas para os estudos e estabelecer cronogramas ajudam na organização e controle do tempo. Assim, haverá também uma noção do progresso que foi feito. Além disso, um bom ambiente, livre de distrações, colabora na concentração, evitando pensamentos dispersos.
As pausas também devem ser feitas. Segundo a profissional, ao tirar alguns minutos para relaxar é possível controlar o estresse e o cansaço. Ela recomenda que nesse tempo a pessoa faça outras atividades como ouvir música, brincar com o cachorro, ver série ou mesmo sair para encontrar os amigos.
Por fim, a Psicóloga dá uma dica sobre respiração que pode ajudar a controlar a ansiedade. “A respiração diafragmática pode auxiliar. Ela consiste basicamente em inspirar lentamente pelo nariz até encher bem os pulmões de ar, segurar por uns 2-3 segundos, então soltar o ar ainda mais lentamente pela boca”.
Se o quadro de ansiedade persistir ou for recorrente, a Psicóloga recomenda que o indivíduo faça um acompanhamento com um profissional da área. Assim, haverá um controle sobre a situação.