Um dos principais desafios para quem acabou de se formar no ensino médio e está iniciando no mercado de trabalho é a escolha da profissão. Afinal, ela precisa ser assertiva, por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração. Esse post traz sete dicas incríveis sobre como escolher uma carreira profissional. Leia até o final e acerto em cheio.
Veja nossas dicas de como escolher uma carreira profissional
1) Pratique o autoconhecimento
A primeira dica sobre como escolher uma carreira profissional não poderia deixar de ser essa. Mesmo que possa parecer algo banal e, até certo ponto, corriqueiro, você deve conhecer mais a si mesmo, bem como os seus objetivos de vida e perspectivas para o futuro, antes de escolher sua futura profissão.
Sendo assim, faça uma breve reflexão sobre os seus valores, os traços da sua personalidade e tudo aquilo que permeia os seus projetos profissionais e pessoais. É fundamental praticar o autoconhecimento, pois, quanto mais nos conhecemos a fundo, mais chances de acertar escolha da carreira.
2) Identifique quais são os seus interesses
Faça a seguinte pergunta para si mesmo: “ O que me deixa realmente feliz? ”. É essencial saber o que, de fato, atrai o seu interesse, quando o assunto é trabalho. Tem muita gente por aí que se interessa em profissões da área de Ciências Humanas.
Já outras, preferem investir em carreiras que fazem parte da área de Exatas ou Biológicas. Sendo assim, procure identificar os seus principais interesses. Uma boa dica é eliminar todas as profissões que você jamais exerceria na vida. Pode ajudar bastante.
3) Saiba quais são suas habilidades
Outra dica sobre como escolher uma carreira profissional é saber quais são as suas principais habilidades, ou seja, aquilo que você faz bem e com uma certa facilidade.
Por exemplo, você é excelente em cálculos e raciocínio lógico, mas tem o “pavio curto” com situações que envolvem pessoas? A área de Exatas seria a mais indicada.
O contrário também acontece. Ou seja, você não tem familiaridade com números, mas sabe se relacionar bem com os demais ao seu redor? Pode investir na área de Humanas. Identificar habilidades auxilia na escolha da profissão que mais combina com o seu perfil. Pense nisso.
4) Teste vocacional é recomendado
Outro ponto de partida para escolher uma profissão, é fazer um teste vocacional. Se for bem feito, é possível identificar a área que mais tem a ver com o seu perfil e se concentrar em um número menor de opções de escolha.
Algumas universidades oferecem orientação vocacional de forma gratuita. Mas vale ressaltar que o teste é apenas um recurso que pode ajudá-lo a fazer a escolha certa da sua futura carreira e não uma receita mágica que vai escolher uma profissão por você, combinado?
5) Saiba quais profissões do futuro estarão em alta
Mais uma dica sobre como escolher uma carreira profissional. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar por aí que algumas profissões do futuro podem ter uma alta demanda no mercado daqui a alguns anos. Por isso, que tal fazer uma pesquisa sobre quais são elas?
Pode ser que você se interesse em alguma delas e tenha habilidades compatíveis com a mesma. Investir em uma profissão na qual se identifica, que é rentável, inovadora e tem um amplo mercado consumidor, além de uma atitude inteligente, fará você se dar muito bem nela.
6) Cogite algumas opções de carreira
Depois de fazer o teste vocacional você ficou em dúvida sobre qual profissão escolher? Calma, pois isso é natural. Cogite algumas opções de carreira que valem a pena considerar e que você tenha uma boa afinidade com elas.
Por exemplo, suponha que as suas habilidades estejam mais voltadas para a área de Ciências Humanas. Dessa forma, escolha de três a cinco profissões e mantenha o seu foco nelas, descartando todas as outras, para não te deixar ainda mais indeciso.
7) Faça uma pesquisa sobre as profissões selecionadas
Finalmente, a última dica sobre como escolher uma carreira profissional é fazer uma boa pesquisa sobre as profissões que foram selecionadas.
Leve em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma delas. O valor do salário médio pago é fundamental, mas não deve ser a única variável a ser observada.
Procure saber a formação escolar exigida, o tipo de empresa que mais contrata, as exigências dos cargos, como está mercado de trabalho, bem como se existe a possibilidade de ascensão profissional. Em suma, tudo deve estar bem esclarecido antes de escolher a sua futura profissão. Boa sorte.