Como economizar dinheiro em 2023? Veja 5 dicas que podem te ajudar

Gastar menos dinheiro é uma das metas mais frequentes a cada ano que inicia; confira algumas formas de colocar essa meta em prática.

Se você faz parte do imenso grupo de pessoas que começa um novo ano traçando metas, é muito provável que algum dos seus objetivos para 2023 envolva ter uma vida financeira melhor e economizar dinheiro.

Para ajudar você a gastar menos, mas sem passar sufoco, selecionamos algumas dicas inteligentes, simples e fáceis de colocar em prática. Veja, a seguir, algumas das melhores formas de poupar dinheiro ao longo do ano:

1. Anote seus gastos e crie uma tabela de controle

Mesmo que seu forte não seja a matemática ou as planilhas do Excel, é fundamental que você encontre uma maneira de entender para onde vai o seu suado dinheirinho. Vale tudo: desde aplicativos específicos até o bom e velho papel e caneta quando o assunto é economizar dinheiro.

O que importa é que você anote seus gastos: aluguel, condomínio, contas básicas (energia elétrica, água, telefonia etc), supermercado, farmácia e o que mais fizer parte da sua rotina. Depois, some todos os valores e veja quanto sobra (ou não) do seu salário.

Esse controle de gastos é importante para que você comece a visualizar as saídas de dinheiro e, assim, conseguir fazer escolhas mais inteligentes em relação ao seu padrão de consumo.

2. Pague suas contas principais logo que receber o salário

Já diria a música: “Dinheiro na mão é vendaval”. O certo, para evitar futuras crises, é pagar suas contas principais, como aluguel ou o financiamento do carro, assim que o seu salário entrar na conta.

Isso ajuda você a ter noção de quanto dinheiro realmente está disponível e, de quebra, evita atrasos e multas. Recebeu o salário? Pague suas contas na mesma hora. Simples assim.

3. Chega de delivery

Por mais que pedir comida em casa seja algo prático, o fato é que aquela sua pizza de fim de semana não é tão barata quanto parece. Se você usasse o dinheiro do lanche (que geralmente vem acompanhado de bebida e sobremesa) para fazer compras no supermercado, veria que o gasto com comida pronta não compensa.

Por mais tentador que seja, deixe o delivery para ocasiões especiais, como aniversário ou uma reunião com vários amigos em casa. No restante do tempo, o jeito é ir para a cozinha e preparar a própria comida — uma coisa bacana sobre isso é a garantia de saber o que está comendo, além de economizar dinheiro.

4. Nada de compras por status

Tudo bem que aquele perfume importado é delicioso e que o sapato de marca ficaria lindo em você, mas se o motivo principal da compra for apenas status, é melhor deixar para depois.

Compras que servem apenas para impressionar seus amigos ou para exibir alguma marca famosa devem ser repensadas sempre, mesmo que o problema não fosse o dinheiro gasto.

5. Não caia na ilusão da “parcela pequena”

Quem usa cartão de crédito pode achar que, por uma compra ser parcelada em várias vezes, resultando em valores mensais pequenos, é possível comprar o que quiser, mas isso não é verdade.

Em primeiro lugar, comprar parcelado pelo cartão de crédito é algo que compromete o limite do seu cartão. Em segundo lugar, aquelas 12 parcelas, aparentemente inofensivas, estarão em sua fatura durante um ano inteiro, comprometendo um percentual do salário que você ainda nem recebeu.

Lembre-se também de que os juros do cartão de crédito costumam ser altos e de que, se você não puder pagar as faturas nos próximos meses, a situação se transforma facilmente em uma bola de neve.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.