Quem está procurando um emprego ou a sonhada recolocação profissional no mercado de trabalho pode se sentir perdido entre tantos processos seletivos. Nesse contexto, existem algumas dicas essenciais para te ajudar a conseguir um emprego ainda no ano de 2023.
Sobretudo, são dicas a respeito do processo seletivo, mas também como se comportar nas possíveis entrevistas, garantir um bom desempenho nos testes e exames, impressionar os recrutadores e se destacar da concorrência. Atualmente, as empresas estão procurando profissionais ativos e engajados com suas carreiras. Saiba mais informações a seguir e aprenda essas técnicas.
5 dicas essenciais para conseguir um emprego em 2023
1) Faça da pesquisa de emprego parte da sua rotina
Procurar um emprego e conseguir uma oportunidade exige disciplina e persistência. Portanto, adicione na sua rotina diária realizar pesquisas em sites de vagas, acessar o LinkedIn, enviar e-mails e procurar portais de recrutamento onde você possa colocar o seu currículo.
Para conseguir um emprego em 2023, é fundamental ser proativo e tomar atitude, pois a vaga não cairá no seu colo. Organize-se e crie um sistema que funcione, incluindo entrar em contato com a sua rede profissional para pedir indicações, informações sobre oportunidades e cartas de recomendação.
2) Pesquise sobre o mercado de trabalho
É fundamental estar preparado para as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho, pois candidatos preparados conseguem alcançar um melhor desempenho. Sendo assim, pesquise sobre a profissão que te desperta interesse para entender qual é a realidade atual.
Nesse processo, você poderá encontrar empresas em potencial para acompanhar e consultar a disponibilidade de vagas ao longo do tempo. Ademais, é uma maneira de identificar as necessidades, oportunidades e chances de crescimento dentro do setor, investindo em novos conhecimentos para tornar o seu currículo mais competitivo.
3) Não minta no processo seletivo
É fundamental não mentir no processo seletivo, pois isso pode ser extremamente prejudicial para a sua carreira dentro da companhia. Desde pequenas informações como certificações até experiências completas ou o conhecimento de idiomas estrangeiros, tudo deve ser verídico e comprovável.
No geral, os recrutadores são treinados para identificar mentiras e incongruências nas informações do profissional, o que poderá prejudicar a sua reputação em outros processos seletivos no futuro. Caso não se sinta preparado, aja para se aperfeiçoar profissionalmente e se coloque na posição de aprendiz, pois a sinceridade sempre vence.
Não tenha medo de dizer que está aprendendo ou que quer saber mais sobre determinada área, porque muitos recrutadores estão procurando profissionais dispostos a aprender.
4) Mantenha uma rede de contato
Ex-colegas de trabalho, companheiros de faculdade, amigos próximos e até familiares são exemplos de pessoas que podem compor a sua rede de contato profissional. Manter diálogos constantes, se fazer presente e ser lembrado é essencial para que essa rede te indique para oportunidades no futuro.
Além disso, você pode conseguir recomendações valiosas para os processos seletivos e estar em contato com profissionais de referência no mercado. Mais do que melhorar a percepção sobre você, essa é uma maneira de chamar a atenção e se diferenciar da concorrência.
Tome cuidado ao cultivar essas relações para que não seja pautada no interesse profissional e para não tirar vantagem dos colegas de profissão. Quanto mais sincero for o relacionamento, melhor para ambas partes, pois assim poderão confiar e contar com o outro com maior reciprocidade.
5) Esteja sempre se aperfeiçoando
Aproveite o tempo disponível durante a busca por emprego e, enquanto espera o retorno acerca dos processos seletivos para continuar se aperfeiçoando, continue seus estudos. Realize cursos online, procure novas formações para complementar o seu conhecimento, participe de eventos e acesse informações inovadoras a respeito da sua área de atuação.
Dessa maneira, além de ampliar o seu arsenal de dados, ampliar o seu currículo e conhecer mais sobre o mercado, você consegue identificar oportunidades de inserção nas empresas. Em alguns casos, é interessante investir em uma segunda graduação ou uma especialização mais detalhada.