Se você acha que é todo concurseiro que pode se dedicar integralmente aos estudos, está completamente enganado a respeito disso. Muitos deles precisam trabalhar para ajudar nas despesas da casa. O problema é que muita gente não sabe como conciliar trabalho e estudo. E o resultado é um desempenho abaixo do esperado.
Se você se encontra nessa situação, continue a leitura dessa matéria que vai te dar sete dicas práticas sobre como é possível conciliar trabalho e estudo, no dia a dia. Pode até exigir um certo esforço da sua parte, mas no final pode ser compensatório. Bora lá conferir?
Como conciliar trabalho e estudo
1) Elabore um cronograma de atividades semanais
Para que o concurseiro consiga conciliar a sua rotina de estudos com o trabalho, é fundamental que ele crie um cronograma que contemple todos os seus afazeres da semana. Lembre-se de que o tempo não é o seu inimigo, mas sim o seu aliado.
Um cronograma de atividades que seja realista vai te ajudar a ter uma noção da quantidade de conteúdo que você tem para estudar, bem como das responsabilidades do seu trabalho, naquela semana.
Com essa estratégia, o cotidiano do concurseiro fica mais organizado, já que é possível saber quais serão as atividades daquele dia, tanto no trabalho quanto nos estudos.
2) Conciliar trabalho e estudo: Tenha prioridades
O concurseiro que trabalha e estuda precisa estabelecer prioridades em sua rotina. Quando ele faz isso, acaba dando preferência para as atividades que tenham mais urgência ou demandem maior tempo. Adotando essa estratégia, você consegue entregar tudo dentro do prazo e com toda qualidade.
Por exemplo, se você precisa finalizar uma tarefa no trabalho amanhã, para que as metas do mês sejam alcançadas, ela deve ser a sua prioridade. Em contrapartida, se a data das provas do concurso se aproxima e você precisa revisar um conteúdo, tente negociar (com o seu chefe) a entrega da sua demanda para um prazo maior.
3) Uma coisa e cada vez, concurseiro
Outra dica para conciliar trabalho e estudo que precisa ser seguida à risca. Você é daquelas pessoas que costumam fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo? Isso pode ser prejudicial para a sua produtividade, tanto no trabalho quanto nos estudos. Pode até parecer que você está ganhando tempo, mas a qualidade do seu aprendizado e do seu trabalho podem ficar comprometidas.
Estudar uma determinada disciplina ao mesmo tempo que trabalha no escritório, não rola. Durante o expediente na empresa, você deve se concentrar somente nas tarefas pertinentes ao seu trabalho. O mesmo também vale na hora de estudar, ou seja, tudo aquilo que estiver relacionado ao seu emprego não deve ocupar espaço em sua mente.
4) Procure ter um sono de qualidade
Para qualquer concurseiro conseguir conciliar trabalho e estudo, ele deve sempre procurar ter um sono de qualidade, todas as noites. Lembre-se de que a sua mente precisa descansar para que a sua produtividade não seja afetada, em nenhuma dessas esferas.
Por isso, procure dormir por, pelo menos, sete horas ininterruptamente. Um sono de qualidade consolida as informações recém-aprendidas na memória, aumenta o número de conexões neurais, deixa o cérebro mais receptivo ao aprendizado e aumenta a disposição física e mental. Por isso, nada de virar a noite estudando, fechado?
5) Conciliar trabalho e estudo: Conte com o auxílio da tecnologia
Existem aplicativos que o concurseiro pode utilizar para ajudá-lo a conciliar a sua rotina de trabalho com os estudos. Algumas ferramentas permitem que você consiga gerenciar o seu tempo com mais eficiência, programe lembretes importantes e, de quebra, tenha acesso a relatórios diários sobre o seu desempenho.
Dependendo do app escolhido, é possível você criar um plano de estudos totalmente personalizado, sempre levando em consideração as suas principais dificuldades de memorização a respeito dos assuntos. O fato é que o concurseiro deve fazer bom uso da tecnologia a seu favor.
6) Reserve um dia na semana para o lazer e descanso
Mesmo que você esteja trabalhando freneticamente e focado na sua aprovação no concurso público, a sua vida não pode se resumir somente a trabalhar e estudar, certo? A sua mente precisa de um tempo para se distrair com outras coisas e, claro, descansar.
Lembre-se de que você é um ser humano. Por isso, reserve um dia na semana para fazer algo que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho e nem com os estudos. Vá ao cinema, pratique um hobby, faça um piquenique no parque, assista um bom filme ou saia com os amigos para se divertir. Isso pode aumentar a sua motivação na hora de retomar a sua rotina no trabalho e nos estudos.
7) Tente ter horários flexíveis no trabalho
Por fim, a última dica sobre como conciliar trabalho e estudo. Se for possível, tente conseguir uma maior flexibilidade de horários com o seu chefe, pelo menos durante a fase de preparação para as provas do certame. Explique a real situação para ele. Afinal, tudo pode ser negociado.
Mas vale lembrar que flexibilidade de horários não significa trabalhar menos. Na verdade, essa concessão vai permitir que o concurseiro organize melhor a sua rotina diária. Por exemplo, suponha que você precise sair do trabalho três horas mais cedo para estudar para um simulado do cursinho. Essas horas devem ser compensadas posteriormente, entendeu? Mãos à obra e boa sorte.