Como baixar sua CNH com o certificado digital? Veja o passo a passo

Para acessar o documento em sua versão digital é necessário ter cadastro no aplicativo e criar um código de acesso que garanta a segurança das suas informações na plataforma.

Para baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os condutores podem acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. Em resumo, essa plataforma agrega os documentos digitais do cidadão brasileiro, tanto a habilitação quanto o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em sua versão virtual.

Atualmente, todos os brasileiros e estrangeiros que possuam esses documentos podem utilizar o aplicativo. Para fins de segurança, ambos possuem um QR Code para garantir a autenticidade, e também uma assinatura digital que garante a validade jurídica do documento.

No geral, as vantagens da Carteira Digital de Trânsito vão desde a praticidade e segurança como também utilidade e economia, tendo em vista que a versão digital pode ser apresentada no lugar da versão impressa. Apesar disso, os documentos digitais são opcionais, e o condutor pode permanecer com seus documentos físicos.

Como se cadastrar no aplicativo

Para acessar a conta, é necessário baixar o aplicativo e realizar o cadastro, apresentando algumas informações pessoais. No entanto, também é possível criar a conta através do Portal de Serviços da SENATRAN na internet.

Posteriormente, o solicitante recebe um link no e-mail para ativar a conta e pode realizar o login utilizando o CPF e uma senha forte. A partir da sincronização dos dados, o usuário pode incluir seus documentos, mas tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital ficam disponíveis off-line.

Passo a passo de como baixar a CNH com o certificado digital

Para baixar a CNH, é preciso ter primeiramente realizado a validação dos dados. É possível fazer isso por meio do Certificado Digital ou do reconhecimento facial através do aplicativo.

Caso o usuário não tenha Certificado Digital e não consiga realizar o reconhecimento facial, é preciso validar as informações pessoalmente no Detran. Com os dados validados, siga os passos:

  1. Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no seu dispositivo móvel (links disponíveis acima);
  2. Entre em sua conta informando o CPF e senha;
  3. Para baixar sua CNH, acesse a funcionalidade “Habilitação” no menu;
  4. Clique em “Toque para baixar sua CNH”;
  5. Paria incluir o primeiro documento, é necessário cadastrar uma chave de acesso a fim de garantir a segurança no aplicativo (é com esse código de quatro dígitos numéricos que você poderá acessar a sua CNH Digital e o CRLV Digital);
  6. Informe e repita a chave de acesso para confirmar a escolha;
  7. Clique em “Cadastrar”;
  8. O aplicativo também oferece o acesso através do leitor biométrico, então, caso você deseje, basta cadastrar a sua digital na plataforma;
  9. Logo em seguida, retorne ao menu e clique novamente em “Habilitação”;
  10. Clique em “Toque para baixar sua CNH”;
  11. Selecione o formato e para onde será enviado;
  12. Confirme o download e acesse o documento nos arquivos do seu aparelho.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, a SENATRAN oferece um guia para utilizar o aplicativo. Além disso, através da Central de Serviços Serpro é possível solicitar atendimento pelo e-mail, chatbot ou formulário.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.