Tem muito concurseiro por aí que ainda tem dúvida sobre como apresentar dados de atualidades na redação. Um bom texto dissertativo-argumentativo precisa ser baseado em informações oriundas de fontes confiáveis e que tenham relação com o tema proposto pela banca examinadora. Por isso, o candidato precisa ter certeza de que os dados são verdadeiros e citar a origem deles na prova.
Elaboramos esta matéria que vai te dar cinco dicas incríveis sobre como apresentar dados de atualidades na redação. Fique conosco até o fim da leitura para conhecer algumas estratégias que podem deixar a sua aprovação no certame mais perto. Afinal de contas, para alcançar a tão sonhada carreira pública é recomendado fazer uma redação nota 10.
Como apresentar dados de atualidades na redação?
1. Se aproprie das informações consideradas relevantes
Não existe uma regra específica sobre como apresentar dados de atualidades na redação de um certame. Geralmente, as bancas examinadoras não delimitam um espaço próprio para que o candidato insira tais elementos no texto. Tudo depende da criatividade do mesmo, para que as informações relevantes consigam chamar a atenção de quem está lendo.
Por isso, antes de você selecionar as possíveis fontes de consulta, escolha as informações que serão usadas e aproprie-se delas, sempre informando a origem de cada uma. O concurseiro não pode simplesmente “jogar” os dados na sua redação e pronto.
E essa apropriação sugerida é necessária para que se construa uma reflexão interessante e que faça sentido para o leitor. Na verdade, o concurseiro precisa evidenciar, com suas próprias palavras, as razões de ele ter selecionado e inserido determinadas informações em seu texto.
2. As informações precisam estar dispostas nos parágrafos de desenvolvimento
Mais uma dica sobre como apresentar dados de atualidades na redação. Para fazer uma dissertação nota 10, o concurseiro precisa ter em mente de que as informações inseridas devem estar localizadas, preferencialmente, nos parágrafos que se referem ao desenvolvimento do texto, pois isso fica mais lógico.
Dessa forma, ele tem base para construir a sua estratégia argumentativa, deixando a dissertação mais coerente. Mas nada impede de o candidato colocar os dados sobre atualidades na introdução da sua redação. Essa tática tem o objetivo de fazer uma pequena e precisa apresentação do assunto que será abordado, logo no início, bem como prender a atenção do leitor até o fim.
3. Como apresentar dados de atualidades na redação: Evite fazer citações puras
O candidato precisa ser criativo até mesmo na hora de fazer uma redação para concurso. Ele deve evitar citações puras entre aspas (estilo “copia” e “cola”, sabe?), já que isso pode demonstrar insegurança ou despreparo. Mesmo que não esteja errada, essa ação pode fazê-lo perder preciosos pontos na hora da correção.
O ideal é que o concurseiro construa sua argumentação com base nos dados estatísticos e sempre usando argumentos próprios. Apenas transcrever as informações da mesma maneira que elas estão em sites, livros ou outras fontes de consulta, não é o mais indicado. Evite fazer isso, fechado?
4. Cite as fontes de onde as informações foram retiradas
Está pensando em como apresentar dados de atualidades na redação? Tem muito concurseiro por aí que se esquece desse detalhe e acaba perdendo pontos valiosos na hora da correção. Antes de mais nada, vale lembrar que as informações jamais podem ser oriundas de fontes duvidosas ou pouco credíveis.
E para que a sua redação consiga transmitir mais credibilidade para quem lê, você não deve deixar de inserir todas as fontes geradoras das informações nas quais está inserindo em seu texto. Uma boa dica é adotar dados oficiais como os do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Governo Federal, INEP, ONU, IBGE, IBAMA e dos outros órgãos públicos que julgar necessários.
5. Se baseie nas redações de concurseiros aprovados
A nossa última dica sobre como apresentar dados de atualidades na redação. Se você ainda está em dúvida a respeito disso, a nossa sugestão é se inspirar nos textos de concurseiros que foram aprovados em certames anteriores. Dessa maneira, é possível ter uma boa noção sobre esse importante aspecto.
Se você conhece alguém que tenha sido aprovado recentemente em um concurso público, que tal tirar suas dúvidas e trocar ideias sobre como é possível apresentar as informações sobre atualidades na prova de redação? Pode valer muito a pena.
Muitas vezes, é preciso aprender muito somente escutando quem já passou por isso tem a dizer. Isso pode aguçar ainda mais a sua criatividade e te inspirar a fazer uma dissertação digna de elogios.
E aí, o que você achou das nossas dicas sobre como apresentar dados de atualidades na redação? Independentemente do tema que será abordado na hora da prova, o concurseiro precisa estar sempre muito bem informado a respeito de tudo aquilo de relevante que acontece no Brasil e no mundo. Boa sorte.