O cometa 12/P Pons-Brooks foi descoberto por astrônomos franceses, Jean-Louis Pons e Alexandre César Brodie, em 1812. Sua designação “12/P” indica que é o 12º cometa periódico catalogado, mas o corpo celeste ficou conhecido como “Cometa do Diabo” por suas características.
Até porque ele conta com uma estrutura de gelo e gás com formato de chifres. Ambos os elementos “despontam” de suas extremidades. Inclusive, conforme informações do site ABC News, o objeto deverá se aproximar da Terra ainda no primeiro semestre de 2024.
Dependendo da localidade, será possível até mesmo vê-lo a olho nu. Você confere, em nossa matéria, todas as características do cometa e se representa algum tipo de risco para o nosso planeta. Aproveite a visita e e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui.
Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado, como dicas de estudo, curiosidades gerais, ciência, tecnologia, economia, regras de gramática, mudanças na língua portuguesa, notícias de concursos abertos no país e muito mais. Vale a pena ficar conosco.
O que é o “Cometa do Diabo”?
O Cometa 12/P Pons-Brooks segue uma órbita elíptica ao redor do Sol, como a maioria dos corpos celestes deste tipo. Seu período orbital, o tempo que leva para completar uma volta ao redor do Sol, é de aproximadamente 70,9 anos.
A longa órbita o leva muito além das regiões externas do Sistema Solar antes de retornar em sua jornada cíclica. Tendo isso em vista, já temos uma estimativa de quando ele ficará mais próximo da Terra: 2 de junho de 2024 – sim, está mais perto do que imaginávamos.
Mas, apesar do nome, ele não representa qualquer perigo para os seres humanos. O cometa está se deslocando em direção ao Sol a uma velocidade de, aproximadamente, 64 mil km/h. Ele deverá ficar a, mais ou menos, 232 milhões de km da Terra quando estiver mais “perto”.
Ou seja, mesmo que os cientistas considerem isso como um certo grau de aproximação, ainda não estará tão perto assim de nosso planeta. Além do mais, o corpo celeste, após sua aparição, será novamente lançado para o Sistema Solar exterior, conforme a gravidade.
E, portanto, o cometa não deverá se aproximar novamente ao longo dos próximos anos – somente em meados de 2095. Lembrando que a aparição em 2024 será a primeira do século XXI, para se ter uma ideia. É um fenômeno bastante esperado pelos entusiastas.
Dependendo das condições climáticas, será possível enxergá-lo com um binóculo simples – ou até mesmo a olho nu. A sua causa razoavelmente brilhante marcará presença nos céus, promovendo um espetáculo visual, mesmo que durante alguns segundos ou minutos.
Especialistas consultados pela ABC News não entraram em consenso sobre a data em que o Cometa do Diabo deverá aparecer para nós. Existe a estimativa de ser em 2 de junho, conforme indicamos anteriores, mas outros cientistas informam que poderá ser ainda mais cedo.
Característica peculiar
O 12/P Pons-Brooks faz parte de uma classe especial de cometas, os periódicos, que têm a característica distintiva de retornar à vizinhança do Sol em intervalos previsíveis. Outros corpos celestes que têm uma lógica extremamente parecida: Cometa Halley e o Cometa Encke.
Cada um deles contribui para o mosaico da astronomia, fornecendo insumos valiosos sobre a composição e dinâmica do Sistema Solar.