Com qual frequência devemos trocar o óleo do carro?

Fluido do carro garante o perfeito funcionamento do motor e do veículo como um todo e deve ser trocado de forma periódica.

O óleo do carro ajuda a manter o veículo em bom estado. É ele o responsável por manter todos os componentes lubrificados e frios, enquanto trabalham para fazer o carro desempenhar seu papel ao máximo.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, é necessário que se faça a troca do óleo do carro com uma certa frequência. Ficar muito tempo sem fazer a troca pode danificar seriamente o veículo, e também trocar sem necessidade pode trazer alguns males para o automóvel.

Atualmente, muitos veículos possuem sistemas modernos, que inclusive notificam os condutores sobre possíveis problemas no sistema. Mas antes que a luz do painel pisque e traga um certo desconforto, saiba com qual frequência você deve trocar o óleo do carro.

Com qual frequência devo trocar o óleo do carro?

Leia também

Todos os veículos precisam de cuidados diários, para que a falta de manutenção não traga maiores problemas ao automóvel. Um dos principais cuidados é a troca de óleo, que deve ser realizada com uma certa frequência.

continua depois da publicidade

Quando o assunto é a troca de óleo do motor, isso acaba gerando algumas dúvidas por parte dos condutores. Existem prazos para a quilometragem que devem ser seguidos, assim como há um tempo limite para a troca do óleo do carro.

Existem alguns tipos de óleos e para cada um deles a orientação é diferente. Nesse sentido, a recomendação difere de acordo com a composição do óleo, podendo ele ser sintético, semissintético ou mineral.

Dessa forma, as orientações para cada um desses tipos de óleo são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Óleo sintético – condutores que andam menos de mil quilômetros por mês devem efetuar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses (o que chegar primeiro);
  • Óleo semissintético – nesse caso, a troca do óleo do motor deve ser feita sempre a cada 7,5 mil quilômetros rodados ou 12 meses;
  • Óleo mineral – para esse tipo de óleo, a troca deve ser feita respeitando o limite de 5 mil quilômetros rodados, ou a cada 12 meses (também devem ser trocados os filtros).

Todavia, a regra padrão é uma média estabelecida de acordo com o histórico do funcionamento de cada sistema. Assim, vale dizer que as especificações podem mudar conforme o fabricante.

Troca de óleo em veículos com quilometragem baixa

Carros que andam pouco e por isso têm a quilometragem baixa precisam ter o óleo trocado com a mesma frequência. Para ser mais exato, o manual de cada veículo traz essas informações detalhadas, com a recomendação para a troca de óleo de acordo com o uso do automóvel.

continua depois da publicidade

Deve-se levar em conta também as condições de uso de cada veículo. Assim, carros que enfrentam horas de trânsito diário são mais requisitados do que carros que andam pouco. Entretanto, a regra é a mesma e engana-se quem acha que por rodar menos o óleo não merece a mesma atenção.

Mesmo que a recomendação de cada fabricante possa sofrer alterações, a instrução geral é a de que a troca do óleo seja feita a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses. Ademais, é importante que cada proprietário se atente às necessidades de seu veículo.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade