Com qual frequência se deve lavar a roupa?

Existe uma frequência correta que deve ser respeitada para lavar as roupas. Confira após quantos usos cada peça deve ser higienizada, evitando desgaste prematuro.

Saber a frequência com que se deve lavar determinadas peças de roupa não apenas pode garantir sua durabilidade, como também prevenir casos de saúde mais sérios, como doenças respiratórias e alergias. A constância correta da higienização vale para este tipo de material e também para itens de cama, banho ou artigos de casa. Contudo, para isso, é preciso entender quando e como lavar cada item.

continua depois da publicidade

As dúvidas mais comuns a respeito da higienização das peças estão relacionadas à separação: saber quais cores, tecidos e texturas podem ser lavados em conjunto são atitudes fundamentais para conservá-los por mais tempo, evitando que adquiram manchas durante as lavagens. Mas e a frequência? Qual seria a ideal para mantê-las em bom estado por mais tempo?

Para entender melhor sobre esse assunto, confira abaixo com qual frequência se deve lavar cada peça de roupa, e evite o desgaste prematuro dos tecidos.

Com qual frequência se deve lavar a roupa?

Antes de mais nada, é importante entender quais são as funções da máquina de lavar. Cada detalhe do aparelho pode ajudar no manuseio e na melhor forma de higienizar as roupas sem que elas sofram qualquer desgaste. O aparelho é extremamente prático, e combinar produtos de limpeza eficazes faz com que as peças fiquem limpas por muito mais tempo. A seguir, confira com qual frequência se deve lavar diferentes tipos de roupa:

continua depois da publicidade

Jeans

Os jeans são extremamente duráveis, e quando manuseado de forma correta, o tecido poderá ficar em seu guarda-roupa por muitos anos. Calças, saias e shorts podem ser lavados após três ou quatro usos, exceto se possuírem algum tipo de sujeira muito aparente.

Blusas, camisas ou camisetas

Independente do tipo de tecido, o ideal é higienizar estas peças sempre após o uso. Caso sejam de uso frequente, é importante lavá-las com maior frequência, pois a correria do dia a dia faz com que muitos suem, o que justifica a necessidade de higienização.

Sutiã

Um sutiã que está em contato direto com o suor da pele diariamente deve ser lavado com maior frequência. Normalmente, dois usos são o suficiente para que sejam higienizados, mesmo que o material não entre em contato com as axilas, por exemplo.

continua depois da publicidade

Maiôs e biquínis

Maiôs e biquínis podem ser considerados peças íntimas, o que significa que devem ser lavadas logo após o banho de piscina ou de praia, pois estão em contato direto com a região íntima. A higienização é fundamental, visto que uma peça do tipo sem limpeza pode causar até mesmo problemas de saúde.

Pijamas ou camisolas

Mesmo que sejam utilizados somente na hora de dormir, os pijamas devem ser limpos pelo menos após dois dias consecutivos de uso. Além da peça ficar limpa, ela permanece mais confortável para ser usada após um longo dia de trabalho e um bom banho, por exemplo.

Moletons, casacos e jaquetas

Estas peças são mais resistentes e, na maioria das vezes, não estão em contato direto com o corpo. Deste modo, o ideal é que sejam lavadas após cinco usos, ou assim que for identificada alguma sujeira e odor.

continua depois da publicidade

Vestidos

Os vestidos do dia a dia podem ser utilizados até três vezes sem necessidade de higienização, caso não apresentem odores e manchas. Já vestidos de festa devem ser lavados após cada uso, visto que podem juntar sujeira na barra, bem como manchas de comida e bebida.

Leia também

Concursos em sua
cidade