A Casa Verde e Amarela é o novo programa do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal para promoção do direito à moradia dos brasileiros. Com origem em 2021, a proposta é renovar e reajustar parâmetros do plano de habitação Minha Casa Minha Vida, criado em 2009.
Nesse sentido, o foco é regularizar os espaços habitacionais, assim como criar juros baixos para o parcelamento imobiliário, permitindo que mais cidadãos tenham acesso a uma residência.
Além disso, a iniciativa prevê renda mensal de até 7 mil reais para gerar desenvolvimento econômico, maiores oportunidades de renda a partir do trabalho e elevação dos padrões de qualidade de vida no país.
A expectativa é que o Casa Verde e Amarela atenda 1,6 milhão de famílias de baixa renda até 2024 para obterem a casa própria, utilizando de juros baixos para todo o país.
Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, a Medida Provisória acerca do programa está em análise e aprovação pelo conselho do FGTS e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), mas a expectativa é que ainda em 2022 haja abertura dos editais para inscrição de famílias.
Quem pode participar do Casa Verde e Amarela?
De acordo com informações do Governo Federal, o programa se destina aos seguintes públicos:
- Famílias com renda bruta de até 2 mil reais;
- Famílias com renda bruta entre 2 mil até 4 mil reais;
- Famílias com renda bruta a partir de 4 mil até 7 mil reais.
Em tese, cada condição estima uma taxa de juros nominal, que implica num valor específico de subsídios. No caso de famílias com renda bruta de até 2 mil reais, por exemplo, o cidadão consegue obter uma taxa de 4,75% ao ano, com subsídios chegando até o valor de R$ 47.500,00.
Contudo, o valor máximo do imóvel para financiamento é de R$ 264.00,00.
Como contratar o serviço?
Para participar do programa, cada família pode obter por contratação individual ou por meio de uma construtora especializada. Mais ainda, há a possibilidade de buscar uma entidade organizadora de um empreendimento relacionado à Caixa Econômica Federal.
A partir disso, é feita uma consulta e simulação do investimento necessário para obter a Casa Verde e Amarela. Logo em seguida, o responsável precisa entregar a documentação em um Correspondente CAIXA Aqui ou na agência mais próxima disponível.
Com a entrega da documentação, a Caixa Econômica Federal analisa a documentação da família, bem como os documentos do imóvel para organizar as melhores condições de financiamento disponíveis. Feita a validação e aprovação do cadastro, o interessado recebe um contrato de financiamento para assinar e dar início ao processo.
No caso de dúvidas e dificuldades para realizar a contratação, o Governo Federal, através da Caixa Econômica, oferece aos consumidores diferentes canais de atendimento. A consulta pode ser feita através da agência, aplicativos ou telefones da Caixa. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no guia do Casa Verde e Amarela.