Canja de galinha realmente ajuda quem está doente?

A tradição de consumir este alimento quando se está doente foi transmitida de geração em geração, mas será que a canja de galinha realmente ajuda?

Preparar um prato de canja de galinha para um ente querido doente é uma prática mundial com séculos de tradição. Atualmente, diversas culturas destacam os benefícios desse alimento, embora cada região tenha sua receita única.

continua depois da publicidade

O hábito de fazer canja de galinha remonta a 60 d.C., associada ao cirurgião militar Pedanius Dioscórides, cuja enciclopédia médica foi referência por mais de um milênio.

Apesar dessa longa tradição, surge a questão sobre a base científica das supostas melhorias para a saúde. Será que há evidências concretas de benefícios terapêuticos reais deste caldo? Continue lendo e entenda a seguir.

A canja de galinha realmente cura a gripe?

Leia também

Não há evidências científicas de que a canja de galinha cure resfriados ou gripes, mas é considerado uma clássica comida reconfortante para os enfermos, especialmente aqueles com sintomas como dores corporais, febre e congestão nasal.

continua depois da publicidade

Embora não acelere a cura, o caldo contém nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, oferecem hidratação e proporcionam alívio.

Além disso, especialistas em nutrição também sugerem que este alimento pode retardar o movimento dos neutrófilos, glóbulos brancos que combatem infecções, podendo contribuir para a recuperação. Por outro lado, seus ingredientes são essenciais para que apresente benefícios específicos, conforme você verá abaixo.

No entanto, apesar da canja de galinha ter efeitos positivos, é válido lembrar que seu consumo não substitui a orientação de um profissional de saúde qualificado, especialmente se houver condições clínicas pré-existentes ou se estiver sob tratamento médico.

continua depois da publicidade

Quais os benefícios deste alimento?

1. Fortalece o sistema imunológico

A canja de galinha contém ingredientes como cebola, alho e vegetais, ricos em fitonutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças.

2. Alívio dos sintomas respiratórios

O frango, presente na canja, é rico em carnosina, um composto que estudos sugerem ajudar a reduzir a sensação de entupimento e congestão no nariz e na garganta, minimizando a inflamação no trato respiratório superior.

3. Calorias saudáveis e fácil digestão

Em momentos de doença, o corpo necessita de energia extra para combater infecções. O caldo de galinha é uma excelente fonte de calorias saudáveis e é de fácil digestão, proporcionando nutrientes essenciais mesmo quando o apetite está reduzido.

continua depois da publicidade

4. Proteção do trato digestivo

A glucosamina liberada dos ossos durante o cozimento da canja pode ajudar a proteger e curar o revestimento do trato digestivo, contribuindo para a absorção eficiente de vitaminas e minerais necessários para combater infecções.

5. Efeitos anti-inflamatórios

O cozimento de ossos com tecido articular na preparação do caldo libera gelatina, glucosamina e condroitina, que têm propriedades anti-inflamatórias. Esses componentes ajudam na reparação e reconstrução do tecido conjuntivo, promovendo uma recuperação mais rápida após uma doença.

6. Efeito placebo e bem-estar emocional

A associação da canja de galinha com cuidado materno e a tradição de oferecer esse remédio caseiro podem ter um efeito placebo positivo. A crença na eficácia do caldo, combinada com o conforto emocional associado a ele, pode contribuir para uma sensação geral de bem-estar durante a convalescença.

Como preparar uma canja de galinha saudável?

  1. Remova a pele do frango para reduzir o teor de gordura saturada;
  2. Troque o arroz branco por arroz integral, que é rico em fibras;
  3. Adicione uma variedade de legumes, como cenoura, ervilha, vagem, brócolis e couve-flor;
  4. Utilize temperos naturais, como alho, cebola, açafrão-da-terra, salsinha, salsão, pimenta-do-reino, gengibre e louro, que além de deixarem a sopa mais gostosa, contêm compostos bioativos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas;
  5. Evite sachês industrializados devido ao alto teor de aditivos artificiais, sódio, gordura e açúcar;
  6. Para opções veganas, substitua o frango por fontes de proteínas como grão-de-bico, feijão, ervilhas ou tofu.
Leia também

Concursos em sua
cidade