Com lançamento em abril de 2020, o Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Econômica Federal para serviços sociais e transações bancárias aos seus clientes. Disponível para Android e iOS, a função inicial era realizar os pagamentos do Auxílio Emergencial, programa assistencial do Governo Federal durante a pandemia, e o Saque Emergencial FGTS para proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.
Ademais, o aplicativo permite que os usuários realizem transferências bancárias, saque sem uso de cartão, cartão de débito virtual para compras na internet, pagamento na maquininha e outros serviços financeiros. Sobretudo, o aplicativo tem como base a conta poupança, mas não existem custos para os usuários.
Atualmente, estima-se que o aplicativo tenha 105 milhões de brasileiros como usuários. Desse modo, tem passado por atualizações e expansões nas funções a fim de atender o público, bem como corrigir as falhas técnicas relatadas pelos clientes.
Como um produto voltado para o público de baixa renda, o aplicativo oferece ainda informações sobre educação financeira, para ajudar no planejamento e gestão de gastos.
Por meio das funcionalidades, beneficiários de programas do Governo Federal, como o novo Auxílio Brasil e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), conseguem recolher a quantia mensal oferecida.
Como realizar o cadastro no Caixa Tem?
Para realizar o cadastro no Caixa Tem, é preciso baixar o aplicativo, através da Google Play Store ou da App Store. Com download gratuito, as funcionalidades estão disponíveis para usuários e clientes com conta poupança social ou poupança digital+.
O acesso é realizado por meio do CPF e uma senha numérica cadastrada a partir do primeiro uso no aplicativo, com validação através do celular e do e-mail para autenticação dos dados, assim como segurança do usuário.
Com o cadastro realizado, o consumidor consegue acessar a plataforma otimizada e suas funcionalidades. Em resumo, siga os passos a seguir:
- Instale o Caixa Tem em seu celular de forma gratuita, acessando a loja de aplicativos disponível no seu aparelho;
- Clique em “entrar” e logo seguida em “cadastre-se”;
- Preencha os campos com seus dados pessoais, como o CPF, nome completo, telefone celular, CEP e endereço de email;
- Crie a senha numérica do seu primeiro acesso, opte por uma sequência de seis dígitos fortes que não correspondam ao CPF ou sua data de aniversário;
- Clique no link de confirmação enviado por e-mail, confira na caixa de entrada e também no spam por segurança;
- Toque na opção “liberar acesso” quando o link do e-mail retornar ao menu do aplicativo;
- A partir do chat automático, acesse a opção “toque aqui para realizar seu primeiro acesso” para receber o código via SMS;
- Valide seu cadastro inserindo o código enviado por mensagem para evitar fraudes e aumentar a segurança na plataforma;
- Dê um nome para o aparelho celular cadastrado na sua conta;
- Acesse a sua conta e utilize as funcionalidades do Caixa Tem.
Para os usuários que tiverem dúvidas ou precisarem de suporte, a Caixa Econômica Federal oferece serviços de ouvidoria e atendimento ao consumidor. Para acessar basta entrar no site da instituição ou buscar pela Central de Ajuda.