Brasil já teve 8 nomes antes do que já conhecemos; confira quais foram

Nem sempre esse foi o nome definitivo de nossa terra, que desde os primórdios acumulou alguns diferentes modos de ser conhecido.

O Brasil nem sempre foi conhecido por esse nome e, ao longo de sua existência, ele passou por muitos outros modos de ser chamado até receber seu nome definitivo. Pelo tempo, o nome do país passou por algumas transformações, como a mudança de grafia que usava o “Z” em vez do “S”.

continua depois da publicidade

Pedro Álvares Cabral foi o primeiro homem branco a pisar nessas terras, em 22 de abril, do ano de 1500. O navegador, entretanto, nomeou as terras com uma homenagem à cruz da Ordem de Cristo, presente nas velas das caravelas portuguesas.

Entretanto, outro integrante da tripulação e relator da missão, Pero Vaz de Caminha, usou outra expressão para se referir ao Brasil, imaginando que este pedaço generoso de terra seria uma ilha localizada no Atlântico, separando a Europa das Índias.

De Pindorama a Brasil: 8 nomes que o nosso país já teve

Leia também

Pedro Álvares Cabral pisou em terras brasileiras em 22 de abril de 1500 e sua primeira medida foi nomear o novo lugar de Terra de Vera Cruz, muito em parte por influência da Ordem de Cristo, que ostentava a cruz nas velas das embarcações portuguesas.

continua depois da publicidade

Entretanto, seu relator e integrante da missão, Pero Vaz de Caminha, usa a expressão Ilha de Vera Cruz, para se referir a esta porção de terra encontrada. O pensamento da época, inclusive, era o de que este lugar seria uma ilha que separaria a Europa das Índias.

O começo de tudo

Antes dos portugueses chegarem ao Brasil, esta porção de terra que julgavam que estaria no meio do Atlântico separando os continentes de uma rota até então desconhecida, tinha o nome de Pindorama. Em tupi, família de línguas faladas pelos povos originários, que já ocupavam este lugar antes da chegada do homem branco, Pindorama significa “terra das palmeiras”.

continua depois da publicidade

Entretanto, em 1501, o rei Dom Manuel se referiu ao novo lugar como Terra de Santa Cruz, em carta enviada aos demais reis católicos, em 29 de julho daquele ano. O nome inclusive perdurou por mais dois séculos e, já no século XVII, o nome Brasil começaria a ser usado, mesmo que de forma não oficial.

O Brasil dos brasileiros

O nome Brasil nem sempre foi o único e, a respeito disso, inclusive, existe uma polêmica encabeçada por historiadores que vincula o nome à árvore pau-brasil, explorada nos primeiros anos de colonização. Ela soltava uma cor avermelhada da madeira, muito usada para tingir tecidos e os trabalhadores da extração do pau-brasil eram chamados de brasileiros.

Por outro lado, uma antiga lenda medieval faz referência a uma Ilha Brasil, um lugar mitológico muito comum no imaginário medieval. A ilha também foi bastante retratada em cartografias da Idade Média e despertava a curiosidade à época.

continua depois da publicidade

O termo Brasil realmente começou a ser usado a partir de 1530, já com a consolidação do sistema colonial. Nesse sentido, era conhecido como Colônia do Brasil do Reino de Portugal. Logo após, com a vinda da corte para o país, em 1808, o Brasil era conhecido como o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, nome oficializado em 1815.

O país se tornou independente da coroa portuguesa em 1822 e seu nome também fora mudado para Império do Brasil, que ficou assim até 1889. Com a Proclamação da República, o país passou a ser chamado de Estados Unidos do Brasil e, por último, República Federativa do Brasil, estabelecido com a Constituição de 1988.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade