Dicas sobre Direito Penal Militar para a provas da PM

Confira uma síntese didática com noções fundamentais sobre a matéria de Direito Penal Militar.

Por Alberto Vicente
Publicado em

Concursos da Polícia Militar dos Estados geralmente cobram noções essenciais de Direito Penal Militar. Neste segundo artigo sobre matérias de concursos da PM (leia o primeiro artigo aqui), listamos algumas noções fundamentais sobre a matéria de Direito Penal Militar, entre elas as diferenças entre crimes militares e a aplicabilidade das leis. Confira nosso resumo!

Extinção da punibilidade

A extinção da punibilidade é a impossibilidade de indiciar alguém pelo crime que o mesmo cometeu.

Imputabilidade penal

É quando o indiciado ou agente do crime sabe determinar a sua culpa em relação ao ato cometido. Para ajudar a memorizar esse conceito, lembre-se de que o verbo ‘imputar’ significa atribuir uma responsabilidade a alguém.

Crimes contra a segurança externa do país

Os crimes que conferem essa denominação são aqueles em que há hostilidade contra país estrangeiro, provocando uma indisposição contra o país ou até expor o Brasil à consequência de guerra, por exemplo. Isso pode levar a eliminação de relações diplomáticas.

Crimes contra a autoridade ou disciplina militar

Consiste em reunião de militares para a realização de motins ou revoltas que tem como objetivo desobedecer ou ir contra as ordens da autoridade militar. A apologia de fato criminoso também está incluída tal como a violência contra serviço militar (e contra inferior). Assumir o controle indevido, usar indevidamente o uniforme, abuso de requisição militar e de autoridade, fuga de preso, são outros tipos de crimes.

Crimes contra o serviço militar e o dever militar

Faltar sem aviso prévio, dormir em serviço, embriaguez no cargo, descumprimento de missão, dar auxílio ao desertor, são alguns exemplos do que seriam os crimes contra o serviço militar e o dever militar.

Crimes contra a pessoa

Já os crimes contra a pessoa é mais conhecido como crimes contra a vida, envolvendo então, o crime de homicídio, que consiste em eliminar um indivíduo pelas mãos de outra pessoa. Há diversos tipos de homicídio:

  • Homicídio simples: é o ato em que o indivíduo morre, sem premeditação.
  • Homicídio privilegiado: é quando acontece o homicídio devido à provocação da vítima.
  • Homicídio qualificado: é quando o culpado pensa em como executar o crime, seja por motivos fúteis ou por traição, por exemplo.
  • Homicídio culposo: é quando o indiciado comete o homicídio pela imprudência.

Crimes contra o patrimônio

Os crimes contra patrimônio são aqueles que invadem a propriedade privada, quando há assalto, furto ou estelionato.

Crimes contra a incolumidade pública

Quando se fala em crimes contra a incolumidade pública, estamos falando de algo de ordem coletiva e é causado pelas pessoas que podem gerar perigo para a população. Dentro desse grupo, há crimes que envolvem a segurança dos meios de comunicação e do transporte público, por exemplo. Além disso, nos serviços de saúde pública também podem ocorrer tais tipos de crime.

Crimes contra a administração militar

Os crimes contra a administração militar dizem respeito à lavagem ou ao desvio de dinheiro em razão ao cargo militar que se exerce.

Agora, é só estudar e revisar as provas já feitas!

Leia também: Noções de Direito Penal para provas das Polícias Civil e Militar

Veja mais