Dicas para as provas do concurso de Natal - RN 2016

Conteúdo programático para estudos do concurso da Prefeitura de Natal.

Por Alberto Vicente
Publicado em

No Rio Grande do Norte, há 912 vagas esperando candidatos aprovados no recém aberto concurso da Prefeitura de Natal. A remuneração varia de R$ 1.043,80 a R$ 2.396,01 e as contratações irão contribuir para a reposição de pessoal em três secretarias municipais. 

A seleção dos candidatos consistirá de provas escritas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório. As datas de aplicação serão 28 de fevereiro e 06 de março de 2016.

O IDECAN é a organizadora responsável por este concurso. Trata-se de uma banca com bastante experiência em concursos públicos em todas as esferas, principalmente prefeituras municipais e governos estaduais. Ainda que não seja possível prever o nível de dificuldade das provas de Natal, os professores experientes lembram que esta banca não costuma apresentar questões de alta complexidade, preferindo enunciados mais objetivos, no tocante à linguagem utilizada. Nem por isso, as questões esperadas serão fáceis, portanto, é preciso leitura atenta e calma, apesar do calor da hora...

Em determinados concursos realizados pelo IDECAN, houve muitos recursos, com várias questões necessitando ser anuladas. Por outro lado, quantidade de recursos e questões anuladas não "prova" coisa alguma sobre o IDECA, assim como não prova sobre outras organizadora. A empresa continua atuando no mercado, conquistando respeito ao longo das seleções que executa.

Gramática normativa não pode ficar de fora dos estudos, independente da banca em voga. Com o IDECAN não é diferente, exigindo dos candidatos um preparo significativo, principalmente quanto às normas gramaticas mais conhecidas e suas populares "armadilhas" (ou exceções às regras). Nas provas de nível médio do concurso de Natal, serão cobrados: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Interpretação de texto, sempre naqueles aspectos mais gerais, conforme veremos na tabela programática no final deste artigo.

Seguindo uma tendência, o IDECAN geralmente apresenta nas questões de Informática uma predileção por análise de atalhos dos pacotes Office e do sistema operacional Windows. Em Legislação, o texto da lei é predominante, em detrimento da interpretação doutrinária.

No mais, a prova escrita objetiva será do tradicional tipo múltipla escolha, com 5 opções (A a E) e uma única resposta correta. Fundamental será resolver o máximo de provas anteriores do IDECAN que o candidato tiver acesso.

Baixe aqui o conteúdo programático verticalizado

Faça as adaptações necessárias conforme o cargo pretendido e acompanhe a evolução dos seus estudos.

Veja mais