Piso nacional para Agentes Comunitários de Saúde é de R$ 1.014

Lei divulgada na quarta, 18/06, garante piso salarial profissional nacional para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Por Alberto Vicente
Publicado em

Uma boa notícia para servidores que atuam na atenção básica em saúde. Foi divulgada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2014 a Lei 12.994, que institui o piso salarial profissional nacional e as diretrizes para o plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

O instrumento legal esclarece que o piso salarial profissional nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias é fixado no valor de R$ 1.014,00 mensais.

A jornada de trabalho de 40 horas semanais será exigida para garantia do piso salarial previsto. Essa carga horária deverá ser cumprida estritamente nas atribuições que competem a esses profissionais: "ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos respectivos territórios de atuação".

A União terá competência para prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento desse piso salarial.

Para prestar a assistência financeira complementar, a União exigirá dos gestores locais do SUS a comprovação do vínculo direto dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

A lei diz que é vedada a contratação temporária ou terceirizada de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos.

Veja detalhes da Lei aqui.

Veja mais