Candidatos se dizem prejudicados pela Funrio, em concurso da UFRB

O grupo de candidatos enfatiza, em sua carta de protesto, que "não tem o intuito de caluniar a ninguém", mas "os indícios de fraude" são "passíveis de investigação".

Por Alberto Vicente
Publicado em

Um grupo de candidatos participantes do último concurso para servidores técnico - administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reunidos em um grupo por uma rede social, divulgou uma carta contendo críticas e solicitando investigação sobre a banca organizadora Funrio.

Inicialmente, o grupo considera que, de início, a Funrio não corrigiu sete questões erradas no gabarito da prova de nível médio da UFRB. Porém um dos problemas apontados como mais graves, segundo o grupo de candidatos, diz respeito "à existência de quatro pessoas, supostamente de uma mesma família, que encontravam-se (na lista preliminar contendo o resultado das provas objetivas de nível médio) em 11º, 12º, 13º e 15º lugar, todas com igual quantidade de acerto em todas as matérias".

Depois de uma pesquisa por informações no próprio site da organizadora, o grupo cruzou dados e constatou que, "para piorar a situação, somente uma dessas quatro pessoas teve inscrição homologada; as outras 3 tiveram os nomes modificados na lista de homologação. Diego virou Niego, Juliana virou Niluana, Valsimone virou Nilsimone, e Nilton, o que teve a inscrição homologada, teve seu nome mantido. Na lista de classificação divulgada, no entanto, seus nomes voltaram ao normal: Nilton, Diego, Valsimone e Juliana". Apesar de não contarem ainda com provas exatas do acontecido, o grupo de candidatos considera que "tudo indica que isso foi uma forma de fazerem prova na mesma sala".

A suspeita ganhou mais respaldo ainda, quando foi verificado que alguns desses e outros membros da suposta mesma família foram aprovados ano passado no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA para provimento de cargos Técnicos-Administrativos em Educação, também organizado pela FUNRIO. Nesse outro concurso, eles obtiveram a mesma pontuação (5º Ninciana Rodrigues de Aguiar, 6º Tatiana de Souza Porto Aguiar, 8º Nilson Gonçalves de Aguiar Júnior, 9º Nilsimone Leite Rocha).

Mais tarde, o grupo verificou, por meio das redes sociais, que aquelas pessoas são "irmãs, cônjuges e afins, inclusive uma dessas pessoas excluiu sua conta após a indignação repercutir".

O grupo enfatiza, em sua carta de protesto, que "não tem o intuito de caluniar a ninguém", mas "os indícios de fraude" são "passíveis de investigação". O grupo afirmou, por fim, que "a FUNRIO tem o hábito de ganhar licitações federais", porém "em 2009 foi indiciada por fraude pela União. No último concurso do INSS, foram canceladas provas para 4 cargos por falha na aplicação". Para o concurso da UFRB, ela foi contratada por dispensa de licitação, ato que, no entendimento do grupo, não deveria ter acontecido, devido ao "histórico" da organizadora.

Veja mais