13º do INSS para novos beneficiários será pago a partir deste mês

O calendário já foi confirmado pelo INSS. A consulta do valor será liberada a partir de 20/11. Apenas grupos específicos terão direito ao 13º salário no mês-base de novembro.

Neste ano, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizou o pagamento do 13º salário de forma antecipada para os cidadãos que já eram beneficiários antes de junho. O abono foi transferido em duas parcelas distintas, ainda no primeiro semestre.

continua depois da publicidade

Entretanto, os brasileiros que se tornaram beneficiários do INSS depois do mês-base de junho não foram contemplados na época. A autarquia informou que, nesse caso, o pagamento do 13º salário será feito junto com o benefício do mês-base de novembro.

Ou seja, os depósitos serão feitos a partir do mesmo calendário. O escalonamento é definido com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). É o mesmo algarismo que fica antes do traço no documento, conforme o exemplo: 000.000.001-0.

Leia também

Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento do Instituto. Basta ligar para o telefone 135. Os serviços automáticos funcionam 24 horas, mas, para atendimento humano, é necessário ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao 13º do INSS a partir de novembro?

O abono será pago para todos os cidadãos que se tornaram segurados do INSS a partir de junho de 2025. Ou seja, aposentados e pensionistas, além de inscritos no benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Também estão incluídos na lista: beneficiários da pensão por morte e salário-maternidade. Vale salientar que o abono não é transferido para os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Até porque o programa tem natureza assistencial e não remuneratória.

O BPC é voltado para idosos com pelo menos 65 anos de idade, além de pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. Ambos os grupos precisam ter renda familiar per capita de até 1/4 do piso nacional por mês. Ao todo, são pagas 12 parcelas por ano, no valor de um salário mínimo.

continua depois da publicidade

O 13º salário do INSS é depositado apenas para os segurados da autarquia, sem contar os cidadãos que recebem benefícios assistenciais.

Consulta do valor do 13º salário do INSS

Agência do INSS

O pagamento será feito para grupos específicos de segurados do INSS. Foto: Hudson Raone/Concursos no Brasil

O pagamento do 13º salário será efetuado em parcela única, considerando o calendário do mês-base de novembro. Por sua vez, a consulta oficial do valor será liberada a partir de 20/11. As informações poderão ser consultadas por meio do site ou aplicativo do “Meu INSS”.

Para isso, basta acessar o sistema com os mesmos dados anteriormente cadastrados no portal GOV.BR (CPF e senha). Em seguida, será necessário clicar em “Extrato de Pagamento” para conferir mais informações ou acessar a opção específica que consta na plataforma.

continua depois da publicidade

Calendário oficial de pagamentos

Para aposentados e demais cidadãos que se tornaram beneficiários do INSS a partir de junho de 2025, o 13º salário será transferido junto com a parcela regular do mês-base de novembro. Como explicamos, a lista não contempla os inscritos no BPC. Confira o calendário:

Para quem recebe valor equivalente ao salário mínimo nacional

Penúltimo dígito do NBData de Pagamento
124 de novembro
225 de novembro
326 de novembro
427 de novembro
528 de novembro
61º de dezembro
72 de dezembro
83 de dezembro
94 de dezembro
05 de dezembro

Para quem recebe valor acima do salário mínimo nacional

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 61º de dezembro
2 e 72 de dezembro
3 e 83 de dezembro
4 e 94 de dezembro
5 e 05 de dezembro
continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade