Novo grupo recebe a parcela do INSS de agosto a partir do dia 1º/9

Um novo calendário da parcela do mês-base de agosto começará a ser executado pelo INSS a partir do dia 1º/9, sendo voltado para grupos específicos.

A partir de 1º/9, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que têm direito a valores acima do salário mínimo atualizado começarão a receber a parcela do mês-base de agosto. O escalonamento é feito com base no documento “NB”.

continua depois da publicidade

O mesmo calendário será adotado para os beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, desde que recebam lotes mensais acima do piso nacional vigente. A consulta atualizada já está disponível por meio do site ou aplicativo do “Meu INSS”.

Basta entrar no sistema com os mesmos dados anteriormente cadastrados no portal GOV.BR (CPF e senha). Em seguida, os cidadãos devem clicar na opção “Extrato de Pagamento” para conferir o valor oficial, a data de depósito, os dígitos do documento NB e assim por diante.

Leia também

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a Central 135 do INSS, que funciona 24 horas por dia para serviços automáticos. Se for necessário atendimento humano, as ligações devem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

Calendário para quem recebe valor acima do salário mínimo

Como de costume, o escalonamento do calendário do INSS é feito com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). É o mesmo algarismo que fica antes do traço, conforme o exemplo que consta em negrito: 000-000-001.0.

Os grupos que recebem valores acima do salário mínimo nacional começam a receber um pouco depois, considerando o outro cronograma voltado apenas aos beneficiários que ganham quantias equivalentes ao piso nacional.

Ou seja, os pagamentos terão início apenas no dia 1º/9. Na data em específico, os depósitos devem ser feitos para os segurados que possuem penúltimo dígito 1 ou 6 no documento NB, desde que, conforme explicado, recebam valores acima do salário mínimo vigente no país.

continua depois da publicidade

Confira o calendário completo:

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 61º de setembro
2 e 72 de setembro
3 e 83 de setembro
4 e 94 de setembro
5 e 05 de setembro

E para quem recebe valor equivalente ao piso nacional?

Nesse caso, o calendário já está em andamento desde o dia 25/8. Ao todo, cinco grupos já receberam: quem possui penúltimo dígito 1, 2, 3, 4 e 5. No dia 1º/9, será a vez dos beneficiários que têm penúltimo algarismo 6 no documento NB, seguindo a ordem de escalonamento.

Confira o cronograma atualizado para quem recebe valor equivalente ao piso nacional:

Penúltimo dígito do NBData de Pagamento
125 de agosto (pago)
226 de agosto (pago)
327 de agosto (pago)
428 de agosto (pago)
529 de agosto (pago)
61º de setembro (nesta segunda-feira)
72 de setembro (a ser pago)
83 de setembro (a ser pago)
94 de setembro (a ser pago)
05 de setembro (a ser pago)
continua depois da publicidade

Esse mesmo calendário também é adotado para os inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apesar de ser um programa assistencial do MDS, a operacionalização dos pagamentos fica sob a responsabilidade do INSS.

Nesse caso, o benefício é voltado para idosos com pelo menos 65 anos de idade e pessoas com deficiência (PcDs) de qualquer faixa etária. Ambos os grupos precisam ter renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente por mês.

Calendário completo do INSS em 2025

calendário inss

Calendário INSS foi anunciado no início do ano. Datas são organizadas conforme o penúltimo dígito do documento NB. – Foto: Reprodução / INSS

Leia também

Concursos em sua
cidade