Calendário INSS de setembro: veja as datas de pagamento

O calendário do INSS de setembro já pode ser consultado pelos aposentados, pensionistas e demais segurados. Veja quando começam os pagamentos e as demais datas.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já divulgou o calendário de pagamentos da parcela de setembro. As datas serão destinadas a aposentados e pensionistas, além de segurados que recebem benefício por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

continua depois da publicidade

Ademais, a mesma lógica de pagamentos também é adotada para os cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), apesar de ser um auxílio estritamente assistencial. O programa tem depósitos operacionalizados pelo INSS, mas é de responsabilidade do MDS.

De qualquer maneira, os pagamentos são escalonados com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). É o mesmo algarismo que fica antes do traço, conforme exemplo em negrito: 000.000.001-0. A lógica é aplicada em todos os calendários.

Leia também

Inclusive, a consulta oficial da nova rodada estará disponível na semana que antecede os pagamentos. Quando chegar o momento, os interessados podem acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, na opção de “Extrato de Pagamento” que fica no menu do mesmo sistema.

continua depois da publicidade

Em caso de qualquer dúvida, também é possível entrar em contato com a Central 135 do instituto. Os serviços automáticos funcionam 24 horas por dia, mas, para atendimento humano, é necessário ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, exceto feriados nacionais.

Quando começam os pagamentos de setembro do INSS?

De acordo com o calendário disponibilizado pelo instituto, os pagamentos de setembro terão início no dia 24/9. Vale salientar que existem dois cronogramas distintos para cada mês de referência. O primeiro de setembro, que começa no dia 24/9, é voltado para um público específico.

Ou seja, aqueles cidadãos que recebem benefício do INSS equivalente ao salário mínimo atualizado, inclusive no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Já o segundo calendário, que terá início em 1º/10, é direcionado para quem recebe acima do piso nacional.

continua depois da publicidade

Quem tem direito ao BPC?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem caráter previdenciário. Na verdade, ele possui natureza assistencial, sendo voltado para pessoas com deficiência de qualquer faixa etária e idosos com pelo menos 65 anos, desde que tenham renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo por mês.

Cada parcela é equivalente ao piso nacional vigente, R$ 1.518,00. O pedido pode ser feito pelo site ou aplicativo do Meu INSS, caso os cidadãos cumpram os requisitos exigidos. No entanto, é importante ressaltar que o programa não é vitalício, sendo somente pago para quem continua se encaixando nos critérios.

O BPC é uma iniciativa do MDS, pasta ligada ao Governo Federal. O calendário de pagamentos é o mesmo adotado para os segurados do INSS que recebem valor equivalente ao salário mínimo, mesmo que o instituto não seja o responsável pelo gerenciamento do programa.

continua depois da publicidade

Calendário INSS de setembro: datas oficiais

As datas oficiais dos pagamentos de setembro já podem ser consultadas pelos segurados. Confira o cronograma completo a seguir:

Para quem recebe valor equivalente ao salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de Pagamento
124 de setembro
225 de setembro
326 de setembro
429 de setembro
530 de setembro
61º de outubro
72 de outubro
83 de outubro
96 de outubro
07 de outubro

Para quem recebe valor acima do salário mínimo

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 61º de outubro
2 e 72 de outubro
3 e 83 de outubro
4 e 96 de outubro
5 e 07 de outubro
continua depois da publicidade
calendário inss

Calendário INSS. – Foto: Reprodução / INSS

Leia também

Concursos em sua
cidade