13º do INSS: veja quem recebe a 2ª parcela nesta quarta, 28

Além da 2ª parcela do 13º e o benefício regular, o INSS também está reembolsando valores indevidos que foram descontados por mensalidade associativa.

Na última segunda-feira, 26/5, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou a fazer os pagamentos da segunda parcela do 13º salário. Na data, tiveram direito aqueles segurados que recebem um salário mínimo por mês e possuem penúltimo dígito 1 no documento NB.

continua depois da publicidade

O calendário é o mesmo adotado para os benefícios regulares da competência de maio, assim como o escalonamento que funciona a partir do penúltimo dígito que aparece no “Número de Benefício”. Como de praxe, a ordem tem início pelos grupos que recebem valor equivalente ao piso.

A consulta foi liberada pelo site e aplicativo do Meu INSS. Basta o interessado acessar a plataforma com os mesmos dados cadastrados no GOV.BR e digitar “Extrato de Pagamento” no campo “Do que eu preciso?”. Um arquivo em PDF será gerado automaticamente com os detalhes.

Leia também

Será possível verificar o valor oficial, elegibilidade e mais informações. O primeiro grupo foi contemplado na última segunda, 26. Já os segurados que recebem valor equivalente ao piso nacional e possuem penúltimo dígito 2 no NB podem sacar nesta terça, 27.

continua depois da publicidade

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a Central 135 do INSS. Os serviços automáticos funcionam 24 horas por dia, mas, para atendimento humano, é necessário ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Qual grupo recebe a 2ª parcela nesta quarta, 28?

Seguindo a ordem de escalonamento, os depósitos desta quarta, 28, serão feitos para os beneficiários do 13º salário que recebem do INSS valor equivalente ao salário mínimo e, ao mesmo tempo, possuem penúltimo dígito 3 no documento NB.

Os demais grupos terão direito nos dias úteis subsequentes. Vale salientar que o calendário para os segurados que têm direito a valor acima do piso nacional começará somente no dia 2/6, estendendo até 6/6. Confira todas as datas que foram confirmadas pela autarquia:

continua depois da publicidade

Para quem recebe valor equivalente ao piso nacional

calendário 13º salário do INSS, 13º do INSS, 13º antecipado do INSS

13º do INSS será pago antecipadamente, assim como ocorreu nos últimos anos. A confirmação foi dada em decreto. – Foto: Reprodução / INSS

Penúltimo dígito do NBData de
Pagamento
126/5
227/5
328/5
429/5
530/5
62/6
73/6
84/6
95/6
06/6

Para quem recebe valor acima do piso nacional

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 62/6
2 e 73/6
3 e 84/6
4 e 95/6
5 e 06/6
calendário da 2ª parcela do 13º do inss, valor do 13º do inss, datas da 2ª parcela do 13º salário do inss

Pagamentos serão feitos junto com os benefícios da competência de maio. Foto: Reprodução / INSS

Valor da 2ª parcela

O decreto presidencial informou como funciona o cálculo da segunda parcela do 13º do INSS. Em linhas gerais, a quantia “corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga com os benefícios da competência de maio.”

continua depois da publicidade

A consulta, como explicamos anteriormente, pode ser feita pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Na plataforma, será possível visualizar o valor exato, além de outras informações. É possível que ocorram descontos no caso de segurados que ainda declaram o Imposto de Renda.

Devolução de descontos indevidos

Em paralelo, o INSS também começou a fazer devolução de valores indevidos que foram descontados de mensalidade associativa na folha de pagamento. Mais de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas solicitaram o estorno das quantias que não haviam sido autorizadas.

Inclusive, o procedimento pode ser feito pelo site/aplicativo do Meu INSS ou Central 135 de Atendimento. Serão reembolsados, ao todo, cerca de R$ 292 milhões. O mesmo calendário da competência de maio será adotado para efetuar as transferências automáticas.

continua depois da publicidade

É importante ressaltar, por outro lado, que o reembolso diz respeito às mensalidades de abril que foram descontadas por sindicatos e associações mesmo após o bloqueio. Os depósitos serão feitos entre os dias 26/5 e 6/6, com a mesma ordem de escalonamento.

Leia também

Concursos em sua
cidade