O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua fazendo os pagamentos da primeira parcela do 13º para os grupos que possuem direito. Ou seja, aposentados e pensionistas, além de segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Como o calendário foi antecipado pelo Governo Federal, o lote teve início no dia 24/4. A ordem é escalonada com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB. Ademais, os beneficiários que ganham valor equivalente ao salário mínimo começaram a receber mais cedo.
A consulta da primeira parcela está disponível no site ou aplicativo do Meu INSS. Basta entrar na plataforma com os mesmos dados usados no GOV.BR e, em seguida, digitar “Extrato de Pagamento” no campo “Do que você precisa?”. O arquivo em PDF aparecerá na tela do usuário.
O valor do lote corresponde a 50% do benefício da competência de abril – o mesmo calendário também está sendo utilizado como referência. A antecipação ocorreu para movimentar a economia, assegurando as transferências do abono durante o primeiro semestre do ano.
Quem já pode sacar a 1ª parcela do 13º?
Como explicamos anteriormente, os segurados que ganham valor equivalente ao salário mínimo nacional começaram a receber a primeira parcela mais cedo. O primeiro grupo, que possui penúltimo dígito 1 no documento NB (Número de Benefício), foi contemplado em 24/4.
Os demais foram recebendo nos dias úteis subsequentes: penúltimo NB 2 no dia 25; penúltimo NB 3 em 28; penúltimo NB 4 no dia 29; penúltimo dígito 5 no NB em 30; e penúltimo dígito 6 no dia 2/5. Os grupos restantes receberão o valor durante esta semana.
Já os segurados que fazem jus a valores acima do piso nacional, por sua vez, passaram a receber a primeira parcela no dia 2/5. Na data, tiveram direito aqueles com penúltimo dígito 1 ou 6 no NB. Os demais receberão o benefício até o dia 8 do mesmo mês.
Grupos que recebem o benefício nesta semana
O calendário da primeira parcela do 13º será finalizado nesta semana, mais precisamente no dia 8/5. Até lá, os grupos restantes terão direito ao valor, conforme o mesmo escalonamento que está sendo seguido pelo INSS. Veja como ficou a ordem para as transferências dos valores:
Para quem recebe valor equivalente ao salário mínimo
- Penúltimo dígito 7 no NB: pagamento na segunda-feira, 5/5;
- Penúltimo dígito 8 no NB: pagamento na terça, 6/5;
- Penúltimo dígito 9 no NB: pagamento na quarta, 7/5;
- Penúltimo dígito 0 no NB: pagamento na quinta, 8/5.
Para quem recebe valor acima do salário mínimo
- Penúltimo dígito 2 ou 7 no NB: pagamento na segunda-feira, 5/5;
- Penúltimo dígito 3 ou 8 no NB: pagamento na terça, 6/5;
- Penúltimo dígito 4 ou 9 no NB: pagamento na quarta, 7/5;
- Penúltimo dígito 5 ou 0 no NB: pagamento na quinta, 8/5.

Calendário completo da primeira parcela, que está sendo paga junto com os benefícios da competência de abril. Foto: Reprodução / INSS
E a segunda parcela do 13º do INSS?
De acordo com o decreto presidencial que confirmou a antecipação do calendário, a segunda parcela do abono será paga junto com os benefícios da competência de maio. A rodada começará a ser transferida no dia 26/5, estendendo-se até 6/6.
A cota “corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga com os benefícios da competência de maio”. Nesse caso, existe a possibilidade de desconto para segurados que ainda são obrigados a declarar o IRPF.
A consulta ainda não está disponível, já que será aberta na semana que antecederá o início dos pagamentos. De qualquer maneira, o passo a passo será o mesmo da consulta da primeira parcela. Ou seja, o procedimento poderá ser feito no site ou aplicativo do Meu INSS.