13º do INSS: valor da 2ª parcela e quem terá direito

A segunda parcela do 13º do INSS será paga junto com os benefícios da competência de maio. Confira como funciona o cálculo do valor e quem terá direito.

A segunda parcela do 13º do INSS será paga junto com os benefícios da competência de maio, ou seja, entre os dias 26/5 e 6/6. O escalonamento foi definido com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB, ou seja, o algarismo que fica antes do traço.

continua depois da publicidade

Pela ordem, os depósitos começarão a ser feitos para os beneficiários que recebem o valor equivalente ao salário mínimo nacional. A consulta somente ficará disponível na semana que antecederá o início dos pagamentos. Por onde? Pelo site ou aplicativo do sistema “Meu INSS”.

Bastará acessar a plataforma com os mesmos dados cadastrados no portal GOV.BR (CPF e senha). Depois, será necessário digitar “Extrato de Pagamento” no campo “Do que você precisa?”. Um arquivo em PDF será exibido na tela, podendo ser baixado em celulares ou computadores.

Leia também

O documento trará todas as informações relativas à parcela, como valor oficial, data de pagamento, situação cadastral e mais detalhes pertinentes. Outros assuntos podem ser tratados com a Central 135, que funciona durante 24 horas para serviços automáticos.

continua depois da publicidade

Caso queira atendimento personalizado, será preciso ligar entre segunda-feira e sábado, das 7h às 22h.

Quem tem direito à segunda parcela?

Os mesmos grupos que receberam a primeira parcela do 13º do INSS: aposentados e pensionistas, além de segurados do benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão. O abono não é concedido para outros tipos de auxílios.

É o caso dos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Renda Mensal Vitalícia (RMV) e auxílio-inclusão. Os programas não estão atrelados a direitos trabalhistas nem ao tempo de contribuição. Portanto, os beneficiários não entram na lista de contemplados.

Qual é o valor oficial?

O decreto que antecipou o pagamento trouxe informações sobre como será feito o cálculo. Em linhas gerais, a quantia “corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga com os benefícios da competência de maio”.

continua depois da publicidade

Em outras palavras, será basicamente o restante do valor que não foi pago na primeira parcela do 13º do INSS. É válido ressaltar, no entanto, que existe a possibilidade de descontos no contexto de segurados que são obrigados a declarar o Imposto de Renda.

Calendário da 2ª parcela do 13º do INSS

Agora que as dúvidas foram tiradas, saiba que o calendário completo de pagamentos da segunda parcela já está disponível para consulta. Como explicamos, o escalonamento funciona a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício).

Existem dois cronogramas para a rodada: o primeiro, que começa mais cedo, é destinado a quem recebe do INSS o valor equivalente ao salário mínimo nacional; já o segundo calendário é focado nos demais segurados que fazem jus a valores acima do piso nacional.

continua depois da publicidade

Para quem recebe valor equivalente ao salário mínimo

Beneficiários
com NB Final
Data de
Pagamento
126/5
227/5
328/5
429/5
530/5
62/6
73/6
84/6
95/6
06/6

Para quem recebe valor acima do salário mínimo

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 62/6
2 e 73/6
3 e 84/6
4 e 95/6
5 e 06/6
calendário da 2ª parcela do 13º do INSS, valor do 13º do INSS, datas da 2ª parcela do 13º salário do INSS

Pagamentos serão feitos junto com os benefícios da competência de maio, conforme decreto presidencial que confirmou antecipação. Foto: Reprodução / INSS

Leia também

Concursos em sua
cidade