13º do INSS: quando a consulta da 2ª parcela ficará disponível?

A segunda parcela do 13º do INSS começará a ser paga no dia 26/5, conforme ordem de escalonamento. Confira como funciona a consulta - e quando ficará disponível.

Em 2025, a segunda parcela do 13º do INSS começará a ser paga no dia 26/5, mas a consulta do benefício ficará disponível um pouco antes. A antecipação foi aprovada a pedido do instituto, com o objetivo de movimentar a economia, assim como ocorreu nos anos anteriores.

continua depois da publicidade

O valor da cota “corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será pago com os benefícios da competência de maio”. Na primeira parcela, por sua vez, os segurados receberam 50% da quantia referente ao benefício do mês-base de abril.

E quem tem direito ao abono? Por via de regra, aposentados e pensionistas, além de inscritos em benefícios previdenciários (auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão). Os cidadãos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) não entram nesta lista.

Leia também

Até porque o programa tem natureza assistencial e não remuneratória. Existem projetos de lei que querem mudar essa realidade, mas nenhum evoluiu a ponto de ser levado para sanção ou veto da presidência da República. Pelo menos não até o momento.

continua depois da publicidade

O calendário da segunda parcela é mesmo dos benefícios que serão pagos na competência de maio. Portanto, o escalonamento funciona a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). O mesmo algarismo que fica antes do traço.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central 135 de Atendimento do INSS. Os serviços automáticos funcionam durante 24 horas por dia, mas, para atendimento humano, é necessário ligar entre segunda e sábado, das 7h às 22h.

Calendário da 2ª parcela do 13º do INSS

Além do escalonamento conforme o penúltimo dígito do documento NB, existe outra regra que é seguida nos pagamentos regulares do INSS, inclusive no 13º salário. Ou seja, a concessão de cada mês-base começa pelos que recebem valor equivalente ao salário mínimo nacional.

continua depois da publicidade

No dia 26/5, que cairá numa segunda-feira, a transferência da segunda parcela do abono será feita para os beneficiários que possuem penúltimo dígito 1 no documento, desde que recebam valor correspondente ao piso nacional. Os outros recebem nos dias úteis subsequentes.

Já os segurados que fazem jus a quantias acima do salário mínimo, o calendário terá início somente no dia 2/6, estendendo-se até 6/6. Confira todas as datas que já foram confirmadas pelo INSS no que diz respeito à segunda parcela do 13º do INSS:

Para quem recebe valor equivalente ao piso nacional

Beneficiários
com NB Final
Data de
Pagamento
126/5
227/5
328/5
429/5
530/5
62/6
73/6
84/6
95/6
06/6
continua depois da publicidade

Para quem recebe valor acima do piso nacional

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 e 62/6
2 e 73/6
3 e 84/6
4 e 95/6
5 e 06/6
calendário da 2ª parcela do 13º do inss, valor do 13º do inss, datas da 2ª parcela do 13º salário do inss

Pagamentos serão feitos junto com os benefícios da competência de maio, conforme regras anunciadas pelo instituto. Foto: Reprodução / INSS

Quando a consulta ficará disponível?

A consulta da segunda parcela poderá ser feita na semana que antecederá o início dos pagamentos. Para isso, os beneficiários devem acessar o sistema do Meu INSS, que tem versão para desktop e mobile. Será necessário usar os mesmos dados cadastrados no portal GOV.BR.

Feito isso, a página inicial da plataforma será aberta. Os usuários devem, a seguir, clicar na opção “Do que você precisa?”. Em seguida, será preciso digitar “Extrato de Pagamento”. Um arquivo poderá ser baixado e, nele, constarão todas as informações atualizadas sobre a parcela.

continua depois da publicidade

Ou seja, será possível visualizar o valor exato a ser recebido, a data oficial de pagamento, a elegibilidade e outros detalhes pertinentes. A consulta também poderá ser feita pela Central 135 do INSS, mas somente na semana que antecederá o início dos pagamentos.

Leia também

Concursos em sua
cidade