O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começou a pagar o lote do mês-base de março no dia 25/3 para aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de segurados de auxílios previdenciários, como os de doença, acidente e reclusão.
No entanto, o calendário começa pelos cidadãos que recebem benefício equivalente ao piso atual do instituto, R$ 1.518,00. Os demais grupos, ou seja, aqueles que ganham acima do salário mínimo nacional por mês, terão direito à parcela somente a partir do dia 1º/4.
A ordem de escalonamento, em todos os casos, funciona a partir do penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). É o mesmo algarismo que fica antes do traço no documento, conforme exemplo em negrito: 000.000.001-0. E como funciona a consulta da nova parcela?
Os segurados podem verificar todas as informações sobre o lote de março por meio do sistema “Meu INSS”, disponível tanto para mobile quanto para desktop. Na plataforma, basta entrar com os dados cadastrados via portal GOV.BR e clicar em “Extrato de Pagamento”.
O sistema, inclusive, é o mesmo a ser usado pelos cidadãos que querem solicitar o BPC, caso tenham direito e atendam aos requisitos obrigatórios. Mesmo que o auxílio tenha caráter assistencial, é o INSS que operacionaliza os pagamentos mensais aos contemplados.
Se houver dúvida a respeito de qualquer tópico relacionado aos benefícios previdenciários do instituto, é necessário entrar em contato com a Central 135. Esclarecimentos sobre o BPC, em contrapartida, devem ser sanados pelo Disque Social 121 do MDS, pasta ligada ao Governo.
Calendário do INSS para quem recebe acima do piso
Atualmente, os pagamentos estão sendo feitos em ordem escalonada para os beneficiários que recebem parcela equivalente ao salário mínimo atualizado, R$ 1.518,00. Aqueles com penúltimo dígito 1 no NB já receberam o pagamento na última terça-feira, 25/3.
Os demais terão direito nos dias úteis subsequentes. Esse calendário será encerrado em 7/4. Já o cronograma voltado para quem faz jus a valores acima do piso terá início em 1º/4. No primeiro dia, haverá depósito para quem tem penúltimo dígito 1 ou 6 no documento.
Confira todas as datas confirmadas de pagamento para quem recebe valor acima do piso:
Penúltimo Dígito do NB | Data de Pagamento |
---|---|
1 e 6 | 1º/04 |
2 e 7 | 02/04 |
3 e 8 | 03/04 |
4 e 9 | 04/04 |
5 e 0 | 07/04 |
Inclusive, o cronograma completo do INSS já pode ser consultado por todos os segurados, inclusive quem recebe o BPC. Houve atualização nas datas do mês-base de fevereiro, já que, na época, o Governo Federal solicitou que houvesse antecipação em virtude do Carnaval.
Confira, abaixo, a tabela na íntegra e atualizada:

Calendário atualizado de 2025 foi divulgado pelo próprio instituto. Ordem de escalonamento a partir do penúltimo dígito do NB – Foto: Reprodução / INSS
O que já foi confirmado sobre o 13º salário do INSS em 2025?
A cada vez que os meses passam, os segurados ficam ainda mais curiosos sobre como será a logística de pagamento do 13º salário do INSS. Até porque, nos anos anteriores, o Governo Federal decidiu antecipar o abono extra para o primeiro semestre em vez do segundo.
A ideia era assegurar que os beneficiários recebessem o valor na hora, no sentido de movimentar a economia. Em 2024, por exemplo, a primeira parcela foi paga no calendário de abril, enquanto o segundo lote foi transferido no cronograma do mês-base de maio.
No entanto, os pagamentos são tradicionalmente feitos a partir do segundo semestre de cada ano, ou seja, nos calendários de agosto e novembro. Até o momento, nenhuma informação oficial foi divulgada pelo INSS. A possibilidade de antecipação ainda será avaliada.
O Ministério da Previdência Social fez um pedido para que o abono seja novamente adiantado para todos os segurados que possuem direito em 2025. Por outro lado, a equipe econômica ainda não avaliou o tópico. A análise deve ser feita ao longo dos próximos dias.