O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já começou a realizar os pagamentos do mês-base de fevereiro para aposentados e pensionistas, além de inscritos no BPC e em benefícios previdenciários vigentes no país, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
A rodada teve início na última segunda-feira, 24/2, e se estenderá até 12/3, com pausa nos pagamentos durante os dias de Carnaval. No geral, a lógica de escalonamento funciona a partir do penúltimo dígito do NB (Número de Benefício) de cada segurado do instituto.
E, além disso, é importante ressaltar que existem dois cronogramas distintos em cada mês-base, já que os beneficiários que recebem valor equivalente ao piso do INSS começam a ter a liberação dos recursos mais cedo do que os segurados que contam com quantias superiores.
A consulta já está disponível por meio do sistema “Meu INSS”, tanto na versão para desktop quanto para mobile. Basta acessar a plataforma com os dados de acesso do portal GOV.BR e, depois, clicar na opção de Extrato de Pagamento, que terá todas as informações da parcela.
Dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Atendimento do INSS. As ligações devem ser feitas para o telefone 135, com serviços automáticos operando durante 24 horas por dia. Caso queira atendimento personalizado, ligue entre segunda e sábado, das 7h às 22h.
Por que o calendário terá uma pausa no Carnaval?
Os dias em que celebramos o Carnaval no país não são considerados feriados nacionais, mas somente pontos facultativos. Ou seja, tanto órgãos públicos quanto empresas da iniciativa privada têm autonomia para decidir se haverá expediente nos dias 1º, 2, 3, 4 e 5/3 (Quarta-Feira de Cinzas).
No entanto, sabemos que a festividade movimenta a economia de praticamente todos os estados devido à relevância cultural da celebração. E o Carnaval também tende a “parar” o país ao longo dos dias em que as tradições e festas são colocadas em prática em diferentes lugares.
Portanto, devido ao teor das datas e ao impacto do Carnaval na rotina dos brasileiros, o INSS decidiu não efetuar os pagamentos entre os dias 1º e 5/3, retomando a concessão da parcela de fevereiro no dia 6/3. No entanto, alguns grupos ainda receberão o valor antes do Carnaval.
Quem recebe o INSS de fevereiro nesta semana?
Como explicamos, o INSS somente fará uma pausa no calendário durante o Carnaval. Os pagamentos seguem a lógica habitual nos demais dias. Inclusive, alguns grupos terão direito ao valor da parcela de fevereiro ao longo desta semana. Confira o público atendido:
- Quem recebe o piso do instituto e tem penúltimo dígito 3 no NB: quarta, 26/2;
- Quem recebe o piso do instituto e tem penúltimo dígito 4 no NB: quinta, 27/2;
- Quem recebe o piso do instituto e tem penúltimo dígito 5 no NB: sexta, 28/2.
Lembrando que o público que recebe o piso da autarquia e tem penúltimo dígito 1 no NB já recebeu o pagamento na última segunda-feira, 24/2. Os demais receberão em ordem escalonada após o período do Carnaval, ou seja, a partir de 6/3.
Calendário para os demais grupos
Para quem recebe valor equivalente ao piso do INSS
- Beneficiários com NB final 6: 06/03;
- Beneficiários com NB final 7: 07/03;
- Beneficiários com NB final 8: 10/03;
- Beneficiários com NB final 9: 11/03;
- Beneficiários com NB final 0: 12/03.
Para quem recebe quantia superior como pagamento
- Beneficiários com NB finais 1 e 6: 06/03;
- Beneficiários com NB finais 2 e 7: 07/03;
- Beneficiários com NB finais 3 e 8: 10/03;
- Beneficiários com NB finais 4 e 9: 11/03;
- Beneficiários com NB finais 5 e 0: 12/03.

Calendário INSS. Foto: Reprodução / INSS