O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já anunciou o calendário de pagamentos para o mês-base de janeiro, que vale para aposentados, pensionistas e segurados de outros benefícios, como auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e Benefício de Prestação Continuada.
De acordo com as datas definidas, a primeira rodada do ano terá início no dia 27/1, considerando a ordem escalonada conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB. Ou seja, é o mesmo algarismo que fica antes do traço no documento, a exemplo de: 000.000.001-0.
A parcela para quem recebe valor equivalente ao piso será de R$ 1.518,00 devido ao aumento já confirmado para o salário mínimo deste ano. Por sua vez, o reajuste se baseou na política atual de valorização, mas levando em conta o novo limite de 2,5% dentro do arcabouço fiscal.
Para os segurados que fazem jus a valores acima do salário mínimo, a lógica de correção é diferente. O INSS fará o cálculo a partir do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado, mais precisamente entre os meses de dezembro de 2023 e dezembro de 2024.
A consulta atualizada do valor e mais informações poderá ser feita pela internet ou diretamente na Central de Atendimento, usando os dígitos do seu CPF como dados de acesso. Geralmente, o sistema é consolidado há poucos do início de pagamento de cada parcela.
Calendário do INSS: mês de janeiro
As datas de pagamento do mês de janeiro já estão disponíveis, com a ordem definida a partir do penúltimo dígito do documento NB. No dia 27/1, recebem aqueles que fazem jus a valores que correspondem ao piso e possuem penúltimo algarismo 1, conforme escalonamento oficial.
Os demais recebem nos dias úteis subsequentes. Por via de regra, a concessão dos pagamentos de janeiro deve ser finalizada no dia 7/2. Confira o cronograma completo:
Para quem recebe o piso
- Número final do benefício 1: recebe em 27 de janeiro;
- Número final do benefício 2: recebe em 28 de janeiro;
- Número final do benefício 3: recebe em 29 de janeiro;
- Número final do benefício 4: recebe em 30 de janeiro;
- Número final do benefício 5: recebe em 31 de janeiro;
- Número final do benefício 6: recebe em 3 de fevereiro;
- Número final do benefício 7: recebe em 4 de fevereiro;
- Número final do benefício 8: recebe em 5 de fevereiro;
- Número final do benefício 9: recebe em 6 de fevereiro;
- Número final do benefício 0: recebe em 7 de fevereiro.
Para quem recebe acima do piso
- NB finais 1 e 6: recebem em 3 de fevereiro;
- NB finais 2 e 7: recebem em 4 de fevereiro;
- NB finais 3 e 8: recebem em 5 de fevereiro;
- NB finais 4 e 9: recebem em 6 de fevereiro;
- NB finais 5 e 0: recebem em 7 de fevereiro.
Como consultar a parcela pelo CPF
Existem diferentes formas de realizar a consulta. Pela Central de Atendimento do INSS, basta ligar para o número 135, informando o CPF e outros dados cadastrais. O serviço personalizado funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já o automatizado ocorre durante 24h.
Pela internet, é necessário somente seguir alguns passos simples:
- Entre no sistema Meu INSS (versão desktop ou aplicativo);
- Para isso, use os dados cadastrados anteriormente no portal GOV.BR, ou seja, CPF e senha;
- Acesse a página inicial e vá em “Extrato de Pagamento”;
- Todas as informações gerais estarão disponíveis por lá, como valor da parcela de janeiro e assim por diante.
Vale salientar que a consulta atualizada do mês-base de janeiro ficará possivelmente disponível a partir da semana que antecede o início dos pagamentos – ou na própria semana em que os depósitos começarem.