Quem recebe o Bolsa Família de Dezembro no dia 10/12?

Alguns grupos terão direito à parcela de dezembro do Bolsa Família no primeiro dia do calendário oficial.

Diferentemente do meses anteriores, o pagamento em dezembro do Bolsa Família cai mais cedo do que o normal devido às festividades do final do ano. A parcela será paga entre os dias 10 e 23/12. Geralmente, entre janeiro e novembro, os beneficiários recebem nos últimos 10 dias úteis de cada mês.

continua depois da publicidade

No entanto, a ordem de escalonamento continua o mesmo de sempre: conforme o último dígito que aparece no documento NIS (Número de Identificação Social) de cada família. Isso quer dizer que os inscritos com NIS final 1 já terão o direito em conta no dia 10/12.

Os demais, portanto, poderão sacar o dinheiro nos dias úteis subsequentes, considerando a ordem definida pelo calendário do Bolsa Família de dezembro até chegar em 23/12. Em linhas gerais, esse é o padrão a ser seguido por todos os beneficiários do programa.

Leia também

Por outro lado, sabemos que a legislação prevê uma “quebra” de escalonamento em determinados casos. Uma portaria em vigor também permite a possibilidade para estado específico do país, no sentido de manter as medidas emergenciais que foram implementadas antes.

continua depois da publicidade

Você confere mais detalhes a respeito do assunto em nossa matéria para que nenhuma novidade passe batida. Lembrando que o programa é destinado para cidadãos com renda familiar per capita de até R$ 218,00 por mês, com inscrição atualizada na base de dados do CadÚnico.

Quem recebe Bolsa Família no 1º dia do calendário?

Por via de regra, o primeiro dia do calendário de cada parcela do programa é destinado aos beneficiários com NIS terminado em 1. Não será diferente em dezembro, já que esse grupo terá direito ao pagamento no dia 10/12. Entretanto, existem algumas exceções à regra.

Todos os beneficiários do Rio Grande do Sul, independentemente do NIS final, também têm o direito de receber a parcela no dia 10/12. Isso porque existe uma portaria, vigente até o final do ano, que abre a brecha para a quebra do escalonamento, como medida emergencial.

continua depois da publicidade

O estado passou por intensos transtornos devido às fortes enchentes durante o primeiro semestre do ano. Por isso, o Governo Federal decidiu manter a lógica ‘antecipada’ de depósitos para todos os inscritos que vivem no RS.

Segundo a legislação vigente do programa, a mesma possibilidade é aberta para os inscritos que vivem em qualquer cidade/estado do país que esteja em situação reconhecida de emergência ou calamidade pública.

Em novembro, mais de 700 municípios tiveram o calendário unificado e receberam o valor no primeiro dia de pagamentos. A lista atualizada de dezembro ainda será anunciada pelo Governo Federal, mais precisamente no portal GOV.BR.

Calendário regular de dezembro

Para os demais inscritos que não forem contemplados com a política de antecipação, será necessário seguir a ordem definida por meio do calendário do Governo Federal. Confira as datas oficiais da última parcela do ano:

continua depois da publicidade
Último Dígito do NISData de Pagamento
110 de dezembro de 2024
211 de dezembro de 2024
312 de dezembro de 2024
413 de dezembro de 2024
516 de dezembro de 2024
617 de dezembro de 2024
718 de dezembro de 2024
819 de dezembro de 2024
920 de dezembro de 2024
023 de dezembro de 2024
Calendário do Bolsa Família, Datas do Bolsa Família, Bolsa Família 2024

Datas foram definidas pelo Governo Federal e constam na página do programa. Foto: Adaptado / MDS – Governo Federal

Leia também

Concursos em sua
cidade