Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios temporários do INSS já podem consultar o calendário de pagamentos do mês-base de outubro, que continuará funcionando a partir da lógica vigente: escalonamento feito a partir do penúltimo dígito do documento NB.
A nova rodada começará a ser paga no dia 25/10, se estendendo até 7/11. Conforme a ordem definida pelo INSS, aqueles que possuem penúltimo algarismo 1 e recebem valor equivalente ao piso serão os primeiros contemplados com os depósitos feitos pela autarquia.
Ou seja, receberão a parcela de outubro no dia 25/10. Os demais seguem o escalonamento habitual, com pagamentos realizados sempre em dias úteis. A consulta atualizada do pagamento será liberada na semana que os repasses começarem a ser feitos para os segurados.
Bastará acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para Android e iOS. Também existe a opção de solicitar atendimento pela Central 135, com serviços automáticos durante 24 horas por dia e personalizados de segunda a sábado, especialmente das 7h às 22h.
Em nossa matéria, você confere as principais informações relacionadas aos pagamentos de outubro, bem como o calendário completo com todas as datas definidas pelo instituto. Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos, como notícias e artigos de educação.
Revisão cadastral
Em agosto, o INSS aprimorou a sua sistemática de monitoramento, revisão e apuração de irregularidades no recebimento dos benefícios, especialmente auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC). É, basicamente, uma “checagem de dados” durante o ano.
“As medidas englobam as ações de prevenção e correção do instituto”, informa a autarquia. Beneficiários do auxílio-doença, por exemplo, já estão sendo direcionados à perícia médica presencial ao ligarem para a Central 135, no sentido de solicitar a prorrogação das parcelas.
Aqueles que forem realizar a comprovação pessoalmente, precisam estar munidos dos documentos médicos que justifiquem a continuidade do afastamento no trabalho, desde que atualizados. A revisão do BPC, por outro lado, funciona de uma maneira diferente.
Conforme portaria anunciada pelo INSS, haverá a necessidade de regularizar dados cadastrais em alguns casos, como CadÚnico desatualizado há mais de dois anos. Aqueles que ainda não estão inclusos nessa base de dados também serão impactados com a medida.
O instituto disponibilizou uma ferramenta para que os inscritos possam consultar as suas respectivas situações. Caso seja necessário efetuar a regularização, os cidadãos devem comparecer ao CRAS mais próximo ou alguma unidade de atendimento que seja voltada ao CadÚnico.
Vale frisar que o BPC é destinado para idosos com idade de, pelo menos, 65 anos, além de pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. A renda familiar per capita precisa ser de até 1/4 do salário mínimo ao mês. Não é um benefício permanente, mas sim assistencial.
Calendário INSS de outubro
A nova parcela do INSS, que diz respeito ao mês-base de outubro, começará a ser paga no dia 25/10. Existem dois cronogramas distintos: o primeiro para quem recebe o piso e, por sua vez, o segundo para os demais segurados que ganham valores acima do salário mínimo.
Confira todas as datas logo abaixo: