Calendário INSS Setembro: veja quem recebe nesta terça, 24

Novo lote começa a ser pago pelo INSS nesta terça, 24/9. Veja quem recebe e confira todas as datas confirmadas.

Nesta semana, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará a fazer os pagamentos do mês-base de setembro para aposentados e pensionistas, além de inscritos no auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

continua depois da publicidade

O calendário compreende as datas entre 24/9 e 7/10, considerando o escalonamento feito a partir do penúltimo dígito do documento NB, ou seja, "Número de Benefício". Como de costume, existem dois cronogramas distintos para cada mês-base para a folha de pagamento.

O primeiro deles começa a mais cedo, a partir de 24/9, e é destinado para os segurados do instituto que recebem o valor equivalente ao salário mínimo, que é o piso dos benefícios. Já o segunda tem início em outubro e é focado nos demais que recebem quantias superiores.

A consulta atualizada do benefício pode ser feita pelo site ou aplicativo "Meu INSS", que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Basta selecionar a opção de "Extrato de Pagamento" ou conferir as informações que aparecem na página inicial da plataforma.

continua depois da publicidade
Leia também

Dúvidas podem ser sanadas pela Central de Atendimento do Instituto, que funciona pelo telefone 135. Serviços automáticos ocorrem durante 24 horas por dia. Em caso de atendimento personalizado, é necessário ligar em qualquer dia da semana, exceto domingo, das 7h às 22h.

Previsão de reajuste no piso do INSS

Antes de informarmos o calendário oficial do mês-base de setembro, é importante ressaltar algumas novidades que ganharam evidência nas últimas semanas. Até porque o Governo Federal encaminhou o projeto orçamentário para o ano que vem, que afeta a vida dos segurados.

continua depois da publicidade

Após avaliação preliminar do momento econômico no país, a equipe técnica reajustou o valor projetado para o salário mínimo de 2025, que é considerado como o "piso" para os benefícios do INSS. A expectativa, no entanto, pode ser alterada ao longo dos próximos meses.

Devido à política de valorização, o aumento em 2025 ocorrerá a partir de dois fatores específicos, que serão usados como parâmetros para a correção: o acumulado do INPC dos últimos 12 meses anteriores ao ano-base de 2025, bem como o percentual do PIB em 2023.

No caso do INPC, a análise do aumento inflacionário será feito até novembro de 2024 e, por isso, somente teremos uma projeção mais certeira a partir desse período. Por outro lado, a equipe técnica do Governo Federal já fez as suas apostas para o novo valor do piso no país.

continua depois da publicidade

Se as estimativas se concretizarem, o salário mínimo passará de R$ 1.412,00 para R$ 1.509,00, afetando diretamente os segurados que recebem o piso do INSS, além dos inscritos no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O aumento oficial será anunciado possivelmente no final deste ano ou início de 2025.

Calendário INSS: mês de setembro de 2024

A nova rodada de pagamento do INSS, com mês-base de setembro, será paga a partir de 24/9, conforme o escalonamento tradicional do instituto. Isto é, tendo como referência o penúltimo dígito que aparece no documento NB. Confira o calendário completo logo abaixo:

Para quem recebe o piso

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
124 de setembro (nesta terça)
225 de setembro
326 de setembro
427 de setembro
530 de setembro
61º de outubro
72 de outubro
83 de outubro
94 de outubro
07 de outubro

Para quem recebe acima do piso

Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
1 ou 61º de outubro
2 ou 72 de outubro
3 ou 83 de outubro
4 ou 94 de outubro
5 ou 07 de outubro
Calendário INSS 2024

Calendário INSS é baseado no penúltimo dígito do NB. Foto: Reprodução / INSS

Leia também

Concursos em sua
cidade