BPC de Setembro: valor da parcela, consulta e regras

Confira as regras atualizadas para a parcela do BPC de Setembro, além de formas de consultar o valor e mais informações.

A nova parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC), referente ao mês-base de setembro, será paga a partir do dia 24/9, considerando o penúltimo dígito que aparece no documento NB, ou seja, Número de Benefício. Em suma, as regras do programa não foram alteradas.

continua depois da publicidade

Isso quer dizer que o valor da parcela continuará sendo de R$ 1.412 por beneficiário, já que equivale ao salário mínimo vigente no país. A consulta, por sua vez, somente ficará disponível na semana em que os pagamentos tiverem início. Será possível conferir pela internet.

Onde? No site ou aplicativo “Meu INSS”, que, por sua vez, pode ser baixado por celulares com sistemas Android e iOS. Basta entrar no sistema com login e senha cadastrados no portal GOV.BR. Em seguida, acessar a opção “Extrato de Pagamento” no menu da plataforma.

Leia também

Em nossa matéria, relacionamos as principais regras que estão vigentes e devem permanecer dessa forma na próxima rodada de pagamento do programa. Vale salientar que o auxílio é destinado para idosos com, pelo menos, 65 anos e PcDs de qualquer faixa etária.

continua depois da publicidade

No entanto, ambos os grupos precisam ter renda per capita familiar de até 1/4 do piso nacional. Também devem estar vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A solicitação para elegibilidade pode ser feita no sistema Meu INSS.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato diretamente com o instituto por meio da Central de Atendimento, que funciona ao ligar para o telefone 135. Serviços automáticos operam 24 horas por dia, mas, para atendimento personalizado, é necessário ligar das 7h às 22h.

Mais especificamente, de segunda-feira a sábado.

BPC de Setembro: regras atualizadas

  • Valor: continuará sendo de R$ 1.412 por beneficiário;
  • Consulta: disponível na semana do dia 24/9 pelo sistema Meu INSS;
  • Revisão cadastral: sistemática vigente para qualificar a lista de contemplados e manter somente quem tem direito ao benefício. Quem não atualiza o CadÚnico há dois anos, por exemplo, precisa regularizar a situação no CRAS mais próximo ou em Centro de Atendimento CadÚnico. O mesmo deve ser feito pelos beneficiários que ainda não estão vinculados à base de dados do Governo Federal. Consulta da sua situação pode ser realizada em plataforma destinada a esta finalidade;
  • Prazo para atualizar cadastro: caso você se enquadre em algum grupo que precisa fazer a revisão cadastral, é importante ficar atento aos prazos. Ou seja, até 45 dias para quem vivem em cidade de até 50 mil habitantes; até 60 dias para os demais;
  • Validade da parcela de setembro: será necessário realizar o saque em até 45 dias após a liberação oficial. Caso contrário, o dinheiro retorna aos cofres públicos das iniciativas de assistência social no país;
  • Início da nova rodada: os pagamentos do mês-base de setembro começam no dia 24/9, se estendendo até 7/10.

Calendário da nova rodada

O escalonamento seguirá sendo feito a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB, ou seja, o algarismo que fica antes do traço. Confira o cronograma completo que foi anunciado pelo INSS:

continua depois da publicidade
Penúltimo Dígito do NBData de Pagamento
124 de setembro
225 de setembro
326 de setembro
427 de setembro
530 de setembro
61º de outubro
72 de outubro
83 de outubro
94 de outubro
07 de outubro
Calendário BPC, calendário inss

Calendário BPC foi definido pelo INSS. Foto: Reprodução / INSS

Leia também

Concursos em sua
cidade