A próxima rodada do Benefício de Prestação Continuada, BPC, já tem prazo oficial de liberação, considerando o calendário oficial de pagamentos do Instituto Nacional de Seguro Social, INSS. Ou seja, a parcela de julho será depositada a partir do dia 25/7.
O escalonamento continua seguindo as regras vigentes da autarquia, já que a organização das datas varia conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). Ainda não houve confirmação de um possível adiantamento no cronograma atual.
Na rodada anterior, o INSS anunciou a antecipação para os beneficiários que vivem no Rio Grande do Sul. A medida foi definida para amenizar os impactos sofridos devido às fortes enchentes nos municípios do estado. Para julho, o anúncio ainda não foi realizado.
Se a medida se estender para o novo lote de pagamentos, a liberação para esse grupo em específico deverá ocorrer no primeiro dia do calendário, 25/7, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento das datas oficiais. Em nossa matéria, você confere mais detalhes.
Lembrando que, para se tornar elegível ao programa, é preciso ser idoso com pelo menos 65 anos de idade ou pessoa com deficiência de qualquer faixa etária. Ambos os grupos devem ter renda familiar per capita que não ultrapasse o valor de 1/4 do salário mínimo vigente.
Informações sobre a parcela de julho do BPC
Como ainda não houve nenhuma mudança nas regras vigentes do BPC, espera-se o mesmo valor do benefício que já estava sendo depositado nos meses anteriores. Confira as informações preliminares a respeito da nova rodada de pagamentos do Benefício de Prestação Continuada:
- Valor em julho: como a parcela equivale ao salário mínimo vigente, cada beneficiário tem direito a R$ 1.420;
- Consulta ficará possivelmente aberta na semana em que os pagamentos começarem. A verificação de valores e situação do cadastro poderá ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. Basta entrar com o login feito no portal GOV.BR e clicar em “Extrato de Pagamento”;
- Validade: após a liberação oficial da parcela, os beneficiários poderão sacar e/ou movimentar os recursos em até 45 dias. Caso contrário, o valor retornará aos cofres públicos da área de assistência social da equipe do governo;
- Requisitos continuam sendo os mesmos. Grupos atendidos: idosos com pelo menos 65 anos e PcDs de qualquer idade;
- Critério de renda para se tornar elegível: per capita de até 1/4 do piso nacional em vigor;
- BPC continua não sendo vitalício. Ou seja, os pagamentos ocorrem somente se os beneficiários continuarem cumprindo todas as exigências;
- O auxílio tem caráter assistencial e, por isso, não permite o pagamento do 13º salário, por exemplo;
- É possível que mais de um integrante familiar receba o BPC, desde que os membros cumpram todos os requisitos do programa;
- Ainda não existem informações sobre uma nova antecipação para inscritos no programa que vivem no Rio Grande do Sul.
Calendário oficial da nova rodada
O pagamento de julho do BPC começará a ser feito no dia 25/7. É o mesmo calendário adotado pelo INSS para a concessão de benefícios aos segurados que recebem o valor mensal que equivale ao salário mínimo. Escalonamento é feito a partir do penúltimo dígito que aparece no NB.
Confira, abaixo, o calendário completo e confirmado pela autarquia:
- Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de julho;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de julho;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de julho;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de julho;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de julho;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de agosto;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de agosto;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de agosto;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de agosto;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de agosto.