Calendário Bolsa Família de Maio: confira todas as datas atualizadas

Neste mês, há previsão de antecipação para as famílias atingidas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

O calendário do Bolsa Família de maio já foi confirmado pelo Governo Federal, mas este ciclo de pagamentos passou por alterações recentes. Nessa rodada, os valores serão antecipados para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

continua depois da publicidade

A decisão faz parte do pacote de ajuda emergencial do governo para os brasileiros em situação de vulnerabilidade social devido aos eventos climáticos no Sul do país. Outras antecipações também foram confirmadas para este período. Entenda mais a seguir.

Como será a antecipação do Bolsa Família de maio?

A antecipação é focada nos cidadãos que residem nas regiões onde está decretado o estado de calamidade pública. Neste processo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome definiu três eixos de atuação.

Leia também

Para atender os cidadãos, o ministério pretende unificar o calendário do Bolsa Família, mas também realizar o acolhimento dos cidadãos desabrigados e fornecer cestas básicas com alimentos. No momento, o governo está integrando outras forças do poder público para apoiar as famílias prejudicadas.

continua depois da publicidade

A unificação do calendário do Bolsa Família permite que todas as famílias contempladas acessem os valores logo no primeiro dia de pagamento. Ou seja, sem a necessidade de aguardar o escalonamento previsto no cronograma de repasses.

Dessa forma, as famílias atendidas pelo programa podem movimentar seus benefícios com antecedência, no dia 17/5. No mais, também é autorizado a realização de saque sem cartão e sem a apresentação de documentos, caso o cidadão tenha perdido-os nas enchentes.

Segundo o MDS, as medidas são válidas por um período de dois meses, contemplando o ciclo de pagamento de maio e junho. Além dessa antecipação, o Governo Federal também liberou duas parcelas do seguro-desemprego.

continua depois da publicidade

O pacote de ajuda emergencial também inclui o adiantamento do calendário do abono salarial PIS/Pasep e a liberação do Saque Calamidade do FGTS para esses cidadãos. A expectativa é atender mais de 900 mil gaúchos.

Calendário do Bolsa Família de maio

Neste ciclo de pagamento, as transferências acontecem do dia 17 a 31 de maio, com pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal.

Como de praxe, os cidadãos são divididos em 10 grupos distintos com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

continua depois da publicidade

A partir dessa primeira divisão, os pagamentos são escalonados ao longo do mês em diferentes datas. Para este ciclo, a organização está prevista da seguinte forma:

NIS finalData de pagamento
117 de maio
220 de maio
321 de maio
422 de maio
523 de maio
624 de maio
727 de maio
828 de maio
929 de maio
031 de maio

Como está prevista a antecipação, os beneficiários do Bolsa Família em regiões que estão com o estado de calamidade pública declarados recebem a partir do dia 17 de maio.

Calendário oficial do Bolsa Família em 2024

Calendário oficial do Bolsa Família em 2024. Foto: Reprodução / Governo Federal

Quem tem direito ao Bolsa Família?

O programa social atende os brasileiros socialmente vulneráveis que possuem renda familiar per capita mensal de até R$ 218. Também é necessário estar inscrito no Cadastro Único com informações regulares e atualizadas.

No geral, o Bolsa Família prevê o pagamento de um valor mínimo de R$ 600, mas existem benefícios complementares que podem aumentar essa quantia. A concessão é feita com base na composição familiar dos beneficiários.

Para consultar informações sobre o programa, os cidadãos podem acessar o aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS. Quem não tem acesso à internet consegue se informar pela Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, no telefone 121.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade