O Governo Federal pretende manter o pacote de medidas para amparar as pessoas de baixa renda que vivem em cidades onde houve decreto de calamidade pública ou estado de emergência. Por isso, foi confirmada a antecipação do calendário do Bolsa Família de março.
A iniciativa abrange somente beneficiários de determinadas cidades do país. Nesse caso, será possível realizar o saque da parcela nesta sexta-feira, 15/3, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento de datas, que funciona a partir do último dígito do documento chamado “NIS”.
Os demais grupos de inscritos no Bolsa Família devem ficar atentos ao calendário tradicional de pagamentos, tendo em vista que as regras devem continuar sendo as mesmas para quem não teve o pagamento antecipado. Vamos explicar mais detalhes sobre o assunto na matéria.
Aproveite a visita e não se esqueça de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco para aprimorar os seus conhecimentos de concurseiro, como dicas de estudo, atualidades, regras de gramática, notícias de concursos abertos e muito mais.
Governo decide antecipar o calendário do Bolsa Família de março
Em fevereiro, beneficiários de mais de 100 cidades espalhadas pelo país tiveram o Bolsa Família antecipado, com o objetivo de amenizar o prejuízo sofrido durante as fortes chuvas e outras eventualidades que não podiam ser premeditadas.
O governo foi antecipando a parcela à medida em que mais municípios haviam passado por estado de calamidade pública ou estado de emergência, considerando os decretos legislativos feitos em cada uma da localidades. E a mesma medida deve ser aplicada em março.
O que isso quer dizer? Os inscritos no programa que tiveram a parcela de fevereiro antecipada pelo governo, por sua vez, também devem ter o direito de receber o valor de março mais cedo. A iniciativa vale para aqueles que vivem nas cidades em estado de calamidade/emergência.
Ao todo, os seguintes municípios serão contemplados com a antecipação de março:
- Paraná (15 municípios);
- Rio de Janeiro (10);
- Rio Grande do Sul (73);
- São Paulo (3);
- Sergipe (7);
- Ceará (15);
- Amapá (1)
- Espírito Santo (1).
A lista completa com os nomes das cidades pode ser consultada pelo portal GOV.BR. É possível que mais localidades sejam incluídas dentro do pacote, mas a decisão ainda não foi feita e nem anunciada pelo governo. Vale a pena ficar atento aos canais oficiais de comunicação.
No caso da antecipação, o valor cairá na conta nesta sexta-feira, 15/3, sem a necessidade de aguardar o prazo regular de pagamento.
Calendário Bolsa Família de março para demais beneficiários
Para os beneficiários que não forem contemplados com a antecipação, os prazos de pagamentos continuam sendo os mesmos que foram aprovados anteriormente pelo Governo Federal. A parcela será paga entre os dias 15 e 28/3. Confira o calendário oficial com as datas:
- NIS terminado em 1: 15 de março de 2024;
- NIS terminado em 2: 18 de março de 2024;
- NIS terminado em 3: 19 de março de 2024;
- NIS terminado em 4: 20 de março de 2024;
- NIS terminado em 5: 21 de março de 2024;
- NIS terminado em 6: 22 de março de 2024;
- NIS terminado em 7: 25 de março de 2024;
- NIS terminado em 8: 26 de março de 2024;
- NIS terminado em 9: 27 de março de 2024;
- NIS terminado em 0: 28 de março de 2024.
A consulta atualizada do valor e mais informações ficará disponível no aplicativo oficial do programa. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato diretamente com o governo por meio do Disque Social, que funciona a partir de telefonemas para o número 121.