Calendário Abono PIS/Pasep 2024: novo lote começa a ser pago

Novo lote do abono PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira, 15/2. Veja quem recebe, bem como calendário oficial com todas as datas.

A nova rodada do abono PIS/Pasep, que diz respeito ao ano-base de 2022, começou a ser paga para trabalhadores e servidores públicos, desde que tenham atendido às exigências do programa, como remunerações mensais de até dois salários mínimos no ano de referência.

continua depois da publicidade

Dois grupos em específico irão receber os valores nesta quinta-feira, 15/2. E você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer da matéria, incluindo o calendário completo de pagamentos para você já se planejar com certa antecedência. Leia até o final e saiba mais.

Aproveite a visita em nosso site e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado, a exemplo de dicas de estudo, atualidades, regras de gramática e notícias de concursos abertos em todo o país.

Como consultar a nova rodada do abono salarial?

Leia também

O novo lote de pagamentos será pago aos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base de 2022. É necessário, também, ter recebido remunerações de até dois salários mínimos na época em questão.

O programa também exige que os beneficiários estejam registrado no PIS (para trabalhadores formais) ou Pasep (para servidores públicos) há, no mínimo, cinco anos. Por sua vez, o prazo é contabilidado do ano-base, 2022, para trás, conforme regras vigentes do abono salarial.

A consulta do benefício foi liberada no dia 5/2 e, portanto, já pode ser feita pela internet. Para verificar se você irá receber o valor ou não, basta acessar o portal GOV.BR ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para celulares Android ou iOS.

Em ambos os casos, bastará somente clicar na opção do menu que corresponde ao abono salarial e, por sua vez, verificar as informações dispostas nas telas dos sistemas. Lembrando que o valor máximo do benefício é de R$ 1.412,00, que corresponde ao piso vigente.

A quantia a ser recebida para cada beneficiário depende dos meses trabalhados em 2022. Em caso de qualquer dúvida, você também pode entrar em contato com o Ministério do Trabalho por meio do telefone 158.

Quem recebe a nova rodada do abono PIS/Pasep nesta quinta, 15/2?

Em 2024, o calendário de pagamentos do abono salarial foi unificado. Sendo assim, o escalonamento foi organizado de acordo com o mês de aniversário dos beneficiários - tanto trabalhadores formais quanto servidores públicos. Dois grupos recebem o valor nesta quinta-feira, 15/2.

De acordo com o cronograma já confirmado pelo governo, o repasse de hoje será destinado aos trabalhadores formais e servidores públicos que nasceram no mês de janeiro. Confira o calendário completo do abono PIS/Pasep com todas as datas oficiais de pagamento:

  • Nascidos em janeiro: 15 de fevereiro de 2024;
  • Nascidos em fevereiro: 15 de março de 2024;
  • Nascidos em março: 15 de abril de 2024;
  • Nascidos em abril: 15 de abril de 2024;
  • Nascidos em maio: 15 de maio de 2024;
  • Nascidos em junho: 15 de maio de 2024;
  • Nascidos em julho: 15 de junho de 2024;
  • Nascidos em agosto: 15 de junho de 2024;
  • Nascidos em setembro: 15 de julho de 2024;
  • Nascidos em outubro: 15 de julho de 2024;
  • Nascidos em novembro: 15 de agosto de 2024;
  • Nascidos em dezembro: 15 de agosto de 2024.

Como sacar o novo valor?

Para trabalhadores formais - PIS

  • Crédito automático para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Caso contrário, o abono salarial será transferido por meio de poupança social digital, a ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem;
  • O saque também de ser feito com o Cartão Cidadão em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências do banco.

Para servidores públicos - Pasep

  • Crédito em conta para quem tem conta corrente ou poupança no Banco do Brasil;
  • Caso contrário, será possível efetuar a transferência por meio do TED para, no caso, a conta de sua titularidade. Saque disponível em terminais de autoatendimento e agências do banco em questão. Valor também poderá ser movimentado pelo portal do Pasep no Banco do Brasil.
Leia também

Concursos em sua
cidade