Calendário INSS Fevereiro: veja datas oficiais de pagamento

Os segurados devem receber o benefício de fevereiro do INSS a partir do dia 23/2, conforme o calendário oficial. Confira todas as datas de pagamento.

Com o término dos pagamentos do mês-base de janeiro, os aposentados, pensionistas e inscritos no BPC aguardam a liberação do novo lote do benefício. A parcela será depositada a partir do dia 23/2, considerando as datas anunciadas no calendário INSS de fevereiro.

continua depois da publicidade

Ao todo, existem dois cronogramas distintos para o mês em questão: o primeiro é destinado aos segurados que recebem até um salário mínino, enquanto o outro diz respeito aos cidadãos que fazem jus a valores acima do piso nacional. O reajuste anual já está valendo.

Para que recebe um salário mínimo nas parcelas mensais, o valor foi de R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00. Isso porque houve o aumento no piso nacional a partir da nova política de valorização, sendo incorporado na folha de pagamento dos segurados logo no início do ano de 2024.

Já no caso dos segurados que recebem mais do que o piso, o benefício foi corrigido apenas a nível da inflação. O percentual ficou na faixa de 3,71% ao considerar o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor entre janeiro e dezembro de 2023, segundo o IBGE.

continua depois da publicidade
Leia também

Em nossa matéria, relacionamos todas as datas de pagamento do novo calendário do INSS. Também explicamos como funciona a consulta atualizada pela internet. Aproveite que está aqui e, claro, não deixe de explorar mais conteúdos relacionados à economia brasileira.

Você também encontra dicas de estudo, pautas voltadas para tecnologia, curiosidades, atualidades, métodos de aprendizagem, notícias de concursos abertos no país e muito mais. Além disso, você consegue se preparar para as provas por meio de nossos simulados gratuitos.

continua depois da publicidade

INSS: como consultar o benefício de fevereiro?

Não é necessário comparecer as agências do INSS para verificar o valor a ser recebido no próximo lote de pagamentos. Os segurados conseguem realizar a consulta diretamente pela internet. Basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS com o login criado pelo GOV.BR.

As informações sobre o novo benefício devem ser atualizadas em breve pelo instituto, mas já vale a pena entender como funciona o procedimento. Em linhas gerais, os segurados devem visualizar o menu com diversas opções de funcionalidades no sistema.

É possível consultar o benefício a ser transferido por meio de "Extrato de Pagamento". No caso do BPC, os inscritos podem verificar mais detalhes do programa na opção correspondente ou, no caso, ao buscar o nome do benefício na própria lupinha de navegação.

continua depois da publicidade

Caso ainda tenha dúvidas, vale a pena entrar em contato diretamente com o instituto por meio da central de atendimento. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para isso, basta telefonar para o número 135 do INSS - ligações gratuitas para todas as localidades.

Calendário INSS Fevereiro: datas de pagamento atualizadas

A nova parcela do INSS será paga a partir do dia 23 de fevereiro de 2024, considerando o escalonamento feito a partir do penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). Como explicamos, existem dois cronogramas distintos para os segurados. Confira todas as datas a seguir:

Para quem recebe até 1 salário mínimo

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.

Para quem recebe valor acima do piso

  • Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 7 de março de 2024.
Calendário INSS 2024

Calendário INSS 2024. Foto: Reprodução / INSS

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade