Quando começa o Calendário INSS de Fevereiro? Confira datas oficiais

Novo lote começará a ser pago no dia 23/2. Confira regras e calendário oficial do INSS de fevereiro, que já foi anunciado pelo instituto.

Com os pagamentos do mês-base de janeiro se aproximando do fim, os aposentados, pensionistas e inscritos no BPC já estão querendo saber quando será paga a próxima rodada do INSS, Instituto Nacional de Seguro Social. E as datas já podem ser consultadas pelos segurados.

continua depois da publicidade

O anúncio do calendário oficial de pagamentos foi realizado ainda no início do ano. Como percebemos, não houve mudança na lógica do escalonamento: os valores dos benefícios ainda serão transferidos de acordo com o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício).

É aquele mesmo algarismo que aparece antes do traço no documento, conforme exemplo em negrito: 000.000.000-0. Em fevereiro, as parcelas serão depositadas a partir do dia 23/2, a começar pelos segurados que recebem até um salário mínimo e tem penúltimo dígito 1.

Os demais vão contar com valores em ordem escalonada e sempre em dias úteis. Existem, ao todo, dois calendários, assim como os beneficiários já estão acostumados: um para quem faz jus ao valor de até um salário mínimo e o outro aos que recebem acima do piso.

continua depois da publicidade
Leia também

Em nossa matéria, vamos te mostrar todas as datas confirmadas de pagamento, bem como formas de consultar o status da nova parcela do INSS. aproveite que está aqui e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos, como notícias de concursos abertos no país.

Como consultar o benefício do INSS de fevereiro?

A consulta atualizada ficará disponível a partir das próximas semanas e, por isso, é importante saber como funciona o procedimento. Sem a necessidade de sair de casa, os segurados poderão acessar o site ou aplicativo Meu INSS para conferir todas as informações necessárias.

continua depois da publicidade

O login é feito a partir dos dados cadastrados no portal GOV.BR, a começar pelo CPF. Na primeira página da plataforma, o sistema mostrará uma lista com opções disponíveis de funcionalidades. Basta conferir o status dos valores na parte de "Extrato de Pagamento".

Aqueles que desejam se inscrever no BPC, por exemplo, devem acessar a opção que corresponde o benefício, se for o caso. Outros detalhes também podem ser obtidos diretamente com a Central de Atendimento do INSS pelo número 135. O serviço funciona de segunda a sábado.

Geralmente, das 7h às 22h, exceto em caso de feriados nacionais. Em 2024, o reajuste dos valores foi de 3,71% para aqueles que recebem valores acima do piso. Já os que contam com um salário mínimo ao mês, houve correção equivale ao aumento definido pelo governo.

continua depois da publicidade

Calendário INSS Fevereiro: consulte a data em que você receberá

Os pagamentos de fevereiro do INSS vão começar depois do Carnaval, especificamente a partir dia 23/2. Já a consulta atualizada ficará disponível em alguns dias antes do início do novo calendário. A rodada foi organizada de acordo com o penúltimo dígito que aparece no NB.

Confira, logo abaixo, o cronograma completo:

Lote de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo, inclusive BPC

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.

Lote de fevereiro para quem recebe acima do piso nacional

  • Penúltimo dígito 1 ou 6 do NB: 1º de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 2 ou 7 do NB: 4 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 3 ou 8 do NB: 5 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 4 ou 9 do NB: 6 de março de 2024;
  • Penúltimo dígito 5 ou 0 do NB: 7 de março de 2024.
Calendário INSS 2024

Calendário INSS 2024. Foto: Reprodução / INSS

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade