Convocados do INSS: Milhões devem fazer a Prova de Vida 2024

Ao todo, INSS convocará mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para realizarem a prova de vida. Caso, contrário, haverá bloqueio do benefício.

Mesmo que o Governo Federal e o INSS tenham se responsabilizado em fazer a prova de vida de aposentados e pensionistas, cerca de 4 milhões de segurados devem ser convocados neste ano para realizar a etapa. Até porque seus dados não constam nas bases oficiais.

continua depois da publicidade

No total, haverá notificação para 4.351.557 segurados que precisam fazer a atualização cadastral, no sentido de evitar que os seus benefícios sejam bloqueados. Vamos explicar mais detalhes no decorrer da matéria para que você fique por dentro do assunto. Leia e fique conosco.

Aproveite a visita e não deixe de explorar outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de programas sociais, também cobrimos pautas relacionadas com dicas de estudo, regras explicadas de gramática, curiosidades, tecnologia, notícias de concursos abertos e muito mais.

Por que o INSS está convocando segurados para fazer a Prova de Vida?

Leia também

Já estava definido, há alguns meses, que o próprio INSS seria o responsável por efetuar a etapa da prova de vida. A equipe avaliaria as informações que constam nas suas bases de dados para comprovar que os segurados ainda estão ativos e continuam aptos aos benefícios.

continua depois da publicidade

O instituto costuma avaliar as movimentações dos aposentados e pensionistas pelo portal Meu INSS, atualizações feitas no CPF, vacinas tomadas no ano e assim por diante. Tudo isso é usado como referência para que a equipe de análise realize a etapa por conta própria.

Em contra partida, o instituto informou que não conseguiu encontrar dados de determinados beneficiários e, por isso, eles estão sendo convocados gradativamente para realizarem o procedimento. É um caso excepcional e, portanto, as regras seguem vigentes aos demais.

continua depois da publicidade

Ao todo, 3 milhões de pessoas já foram convocadas pelo INSS e mais 1,2 milhão ainda serão chamados para efetuar a etapa de comprovação de vida. Todas as pessoas notificadas nasceram entre janeiro e março e precisam realizar o procedimento para manter a elegibilidade.

A notificação está sendo feita pelo aplicativo Meu INSS, via ligações da Central 135 ou, no caso, por meio de aviso bancário, onde consta que a prova de vida ainda não foi realizada. Mas como funciona o procedimento em caso de notificação? Tire suas dúvidas a seguir.

Como fazer a Prova de Vida, caso você tenha sido notificado pelo INSS?

As pessoas convocadas pelo INSS, com documentos pessoais em mãos, precisam comparecer à agência do INSS ou rede bancária onde recebem os benefícios. É possível realizar a prova de vida em qualquer uma das opções.

continua depois da publicidade

O bloqueio ocorre para não quem não efetuar a etapa em até 60 dias. O prazo começa a ser contado a partir da notificação enviada pelo instituto. Também é possível realizar o mesmo procedimento pela internet.

Para isso, os segurados devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS e, na tela de menu, escolher a aba "Prova de Vida". A opção está localizada na parte de "Outros Serviços" do sistema. Confira outras alternativas para efetuar o procedimento e evitar bloqueio no INSS:

  • Atendimento presencial em qualquer Agência da Previdência Social;
  • Qualquer atualização no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Saque de pagamento com o uso da biometria;
  • Empréstimo consignado com biometria;
  • E, como explicamos, fazer a prova de vida presencialmente ou, no caso, pelo Meu INSS (opção Outros Serviços >> Prova de Vida).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade